O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

sábado, 21 de dezembro de 2019

CENTENNIAL - A SÉRIE COMPLETA










































«Centennial» é um hino à conquista do Oeste. «CENTENNIAL» relata a odisseia de Pasquinel, um 'coureur de bois' de origem franco-quebequense e da sua descendência. Na realidade, esta soberba série (uma das melhores séries de faroeste que eu já vi, senão a melhor de todas elas) percorre dois séculos da História dos Oeste americano, através da aventura (pessoal e colectiva) dos primeiros homens brancos que foram ao encontro das grandes nações ameríndias da Grande Pradaria; e que, pouco a pouco e por vezes involuntariamente, foram reduzindo os primeiros americanos à condição de párias. Mas «CENTENNIAL» é mais do que isso, porque ilustra também o esforço, o sacrifício de gente rude e empreendedora, que transformou uma região selvagem e quase deserta numa das terras mais industriosas e prósperas do planeta. Semeada de personagens fascinantes, esta série -que é conveniente ver sequencialmente, episódio após episódio- é uma obra sedutora e inesquecível.
A série máxima de faroeste do cinema.


A SÉRIE COMPLETA
FINALMENTE E COMPLETAMENTE LEGENDADA.
 IMAGEM E SOM ÓTIMOS.
COLORIDA. 
14 EPISÓDIOS LONGOS COMPLETOS E LEGENDADOS.
14 DISCOS.




BRIAN KEITH, CLINT WALKER, RICHARD CHAMBERLAIN, RICHARD CRENNA, ROBERT CONRAD, BARBARA CARRERA, RAYMOND BURR, TIMOTHY DALTON, ROBERT VAUGHN, CHAD EVERETT, ALEX   KARRAS, SALLY KELLERMAN, LYNN REDGRAVE, DONALD PLEASENCE, DENNIS WEAVER, GREGORY HARRISON, WILLIAM ATHERTON, CLIFF DE YOUNG, ANTHONY ZERBE, SHARON GLASS, RAFAEL CAMPOS, STEPHANIE ZIMBALIST ,  MARK HARMON, JORJE RIVERO, MICHAEL ANSARA, PERNELL ROBERTS, REB BROWN, CHIEF DAN GEORGE, RICHARD JAECKEL, DANA ELCAR, VAN WILLIAMS, GEOFFREY LEWIS, MERLE HARGARD, GEORGE CLOONEY
E DAVID JANSEN.

Série escrita e apresentada por James A. Michener.
 Narrada por David Jansen.

ANO: 1978/1979 - EUA. COLORIDA. LEGENDADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com