O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A ARTE DE JOHN CASSAVETES - DVD-R



A Versátil apresenta “A Arte de John Cassavetes”, digistack com 2 DVDs que reúne três obras-primas inéditas em versões restauradas do ator e cineasta John Cassavetes (1929-1989), o pai do cinema independente americano, além do ótimo documentário “Cassavetes: o homem e sua obra (1984)”, de Michael Ventura. Nos extras, um especial sobre a esposa e musa do diretor, a fantástica atriz Gena Rowlands.

DISCO 1

A Canção da Esperança” (“Too Late Blues”, 1961, 103 min.)
Com Bobby Darin e Stella Stevens.

Líder de uma banda de Jazz se apaixona perdidamente com uma cantora, e acabando entrando em crise. Esse interessante mergulho no mundo do Jazz foi o segundo filme de Cassavetes, e seu primeiro para um grande estúdio de Hollywood.

Assim Falou o Amor” (“Minnie and Moskowitz”, 1971, 113 min.)
Com Gena Rowlands e Seymour Cassel.

Quando acha que nunca mais vai se apaixonar de novo, a curadora de arte Minnie conhece Seymour Moskowitz, um manobrista maluco, e os dois iniciam um inusitado relacionamento. Uma das histórias de amor mais cativantes do cinema.

DISCO 2
Amantes” (“Love Streams”, 1984, 141 min.)
Com John Cassavetes e Gena Rowlands.

Um escritor hospeda sua irmã depois de ela ter se divorciado. Os conceitos de ambos sobre o amor entram em discussão enquanto tentam acertar suas vidas. Urso de Ouro e Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Berlim.

Cassavetes: o homem e sua obra” (“I’m almost not crazy”, 1984, 60 min.)
De Michael Ventura. Com John Cassavetes, Seymour Cassel e Gena Rowlands.

Neste documentário original, Michael Ventura acompanha Cassavetes durante as filmagens de “Amantes”, procurando compreender o fascinante processo de criação do diretor e sua relação com os atores.


EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGEM E SOM. 4 FILMES. 2 DISCOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com