O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

quarta-feira, 10 de março de 2021

ZATOICHI - O SAMURAI CEGO - A COLEÇÃO COMPLETA LEGENDADA



A empresa Criterion, especializada em filmes clássicos, lançou uma caixa com os 25 filmes da série Zatoichi, o famoso ronin cego.

São 27 discos em formato duplo, Blu-ray e DVD, numa caixa com capa de Ron Wimberly. A coleção inclui todos os filmes produzidos entre 1962 e 1973.

Cada disco tem sua capa individual produzida pelos artistas Bill Sienkiewicz, Paul Pope, Samuel Hiti, Greg Ruth, Scott Morse, Josh Cochran, Evan Bryce, Ricardo Venâncio, Robert Goodin, Yuko Shimizu, Jorge Coelho, Vera Brosgol, Matt Kindt, Connor Willumsen, Patrick Leger, Jim Rugg, Jhomar Soriano, Angie Wang, Ming Doyle, Caitlin Kuhwald, Benjamin Marra, Andrew MacLean, Polly Guo, Barnaby Ward e Victor Kerlow.

Nos filmes estão dois encontros clássicos: Zatoichi (interpretado por Shintaro Katsu) e Sasa, personagem de Toshiro Mifune (de Yojimbo, do diretor Akira Kurosawa) se reúnem em Zatoichi Meets Yojimbo; e Zatoichi e Wang Kang (papel de Jimmy Wang Yu), o lutador de Kung Fu de um só braço do clássico chinês One-Armed Swordsman (1967), lutam lado a lado em Zatoichi Meets the One-Armed Swordsman.

Estão inclusos os filmes:

The Tale of Zatoichi, de Kenji Misumi (1962);
The Tale of Zatoichi Continues, de Kazuo Mori (1962);
New Tale of Zatoichi, de Tokuzo Tanaka (1963);
Zatoichi the Fugitive, de Tokuzo Tanaka (1963);
Zatoichi on the Road, de Kimiyoshi Yasuda (1963);
Zatoichi and the Chest of Gold, de Kazuo Ikehiro (1964);
Zatoichi’s Flashing Sword, de Kazuo Ikehiro (1964);
Fight, Zatoichi, Fight, de Kenji Misumi (1964);
Adventures of Zatoichi, de Kimiyoshi Yasuda (1964);
Zatoichi’s Revenge, de Akira Inoue (1965);
Zatoichi and the Doomed Man, de Kazuo Mori (1965);
Zatoichi and the Chess Expert, de Kenji Misumi (1965);
Zatoichi’s Vengeance, de Tokuzo Tanaka (1966);
Zatoichi’s Pilgrimage, de Kazuo Ikehiro (1966);
Zatoichi’s Cane Sword, de Kimiyoshi Yasuda (1967);
Zatoichi the Outlaw, de Satsuo Yamamoto (1967);
Zatoichi Challenged, de Kenji Misumi (1967);
Zatoichi and the Fugitives, de Kimiyoshi Yasuda (1968);
Samaritan Zatoichi, de Kenji Misumi (1968);
Zatoichi Meets Yojimbo, de Kihachi Okamoto (1970);
Zatoichi Goes to the Fire Festival, de Kenji Misumi (1970);
Zatoichi Meets the One-Armed Swordsman, de Kimiyoshi Yasuda (1971);
Zatoichi at Large, de Kazuo Mori (1972);
Zatoichi in Desperation, de Shintaro Katsu (1972);
Zatoichi’s Conspiracy, de Kimiyoshi Yasuda (1973).

Além disso, a caixa também inclui o documentário The Blind Swordsman, de 1978; trailers dos filmes; entrevistas diversas; novas legendas; um livro com ensaios do crítico Geoffrey O’Brien; sinopses escritas pelo novelista e músico Chris D.; e The Tale of Zatoichi, o conto original de Kan Shimozawa.

Shintaro Katsu como ZatoichiO personagem também teve uma série de televisão, com quatro temporadas, e diversos remakes e continuações, incluindo Fúria Cega (Blind Fury), de 1989, dirigido por Phillip Noyce e estrelado por Rutger Hauer (de Blade Runner); Zatoichi, de 2003, de Takeshi Kitano; Ichi (2008), uma versão feminina do personagem, interpretado por Haruka Ayase e com direção de Fumihiko Sorie; e, recentemente, Zatoichi – The Last (2010), de Junji Sakamoto, com Shingo Katori no papel principal.

Abaixo seguem as capas desenhadas por Ron Wimberly:













































































25 FILMES DE EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGEM E SOM. ALGUNS PRETO & BRANCO, DEMAIS COLORIDOS. 

25  DISCOS. LEGENDADOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com