O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

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segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

FILME NOIR - 16 VOLUMES - A COLEÇÃO COMPLETA



DISCO 1

A MORTE NUM BEIJO (“Kiss me deadly”, 1955, 106 min.)
De Robert Aldrich. Com Ralph Meeker e Albert Dekker.

O detetive particular Mike Hammer passeia pela estrada à noite quando uma loira se atira na frente do seu carro em busca de ajuda. Aldrich subverte o filme noir neste cult-movie baseado no livro hard-boiled de Mickey Spillane.

FUGA DO PASSADO (“Out of the Past”, 1947, 97 min.)
De Jacques Tourneur. Com Robert Mitchum, Jane Greer, Kirk Douglas.

Detetive particular se deixa enganar pela charmosa, porém falsa, amante de um poderoso gângster. Dirigido magistralmente por Tourneur, este clássico talvez seja o mais emblemático de todos os filmes noir.

DISCO 2

O CÚMPLICE DAS SOMBRAS (“The prowler”, 1951, 92 min.)
De Joseph Losey. Com Van Heflin e Evelyn Keys.

Um policial se aproveita de sua autoridade para seduzir uma mulher casada e tentar se livrar do marido dela. Com roteiro de Dalton Trumbo, essa fascinante obra-prima de Losey sobre a América suburbana foi restaurada recentemente.

ANJO DO MAL (“Pickup on South Street”, 1953, 80 min.)
De Samuel Fuller. Com Richard Widmark, Jean Peters e Thelma Ritter.

O ladrão Skip McCoy rouba a bolsa de uma mulher no metrô, sem saber que dentro dela está um microfilme com segredos de governo. Vencedor do Leão de Bronze no Festival de Veneza, este tour de force traz toda a ousadia do genial Samuel Fuller.

DISCO 3

PASSOS NA NOITE (“Where the sidewalk ends”, 1950, 94 min.)
De Otto Preminger. Com Dana Andrews e Gene Tierney.

O policial Mark Dixon mata acidentalmente um suspeito. Para se proteger, ele decide incriminar um inimigo seu que já cometeu vários crimes. Preminger dirige novamente o casal de astros de Laura neste filme noir realista e impactante.

ENTRE DOIS FOGOS (“Raw deal”, 1948, 79 min.)
De Anthony Mann. Com Dennis O’Keefe, Claire Trevor e Marsha Hunt.

Joe Sullivan escapa da prisão e busca vingança contra o mafioso Rick Coyle, um sádico piromaníaco que encomendara a sua morte. Com fantástica fotografia de John Alton, Anthony Mann realiza um filme noir violento e onírico.



            
                                                                            DISCO 1

“Mortalmente Perigosa” (“Gun Crazy”, 1950, 87 min.)
De Joseph H. Lewis. Com Peggy Cummings e John Dall.

Após passar anos em um reformatório, Bart conhece Annie, uma insinuante e misteriosa atiradora, com quem forma uma dupla criminosa. Um dos filmes noir mais cultuados de todos os tempos.

“O Justiceiro” (“Boomerang!, 1947, 88 min.)
De Elia Kazan. Com Dana Andrews, Jane Wyatt e Lee J. Cobb.

Uma cidade é abalada pelo assassinato de um admirado padre. O promotor Henry Harvey é o único a acreditar na inocência do acusado pelo crime. Com um realismo quase documental, Kazan realizou uma pequena obra-prima.



                                                                                 DISCO 2

“Os Corruptos” (“The Big Heat”, 1953, 90 min.)
De Fritz Lang. Com Glenn Ford, Gloria Grahame e Lee Marvin.

Um policial investiga um suposto suicídio cometido por um colega corrupto. Aos poucos, vai descobrindo um grande esquema por trás da morte de outro policial. Com uma violência crua e impactante, este é o melhor filme noir do mestre Fritz Lang.

“A Dama Fantasma” (“Phantom Lady”, 1944, 87 min.)
De Robert Siodmak. Com Ella Raines, Franchot Tone e Alan Curtis.

Homem conhece uma mulher misteriosa num bar. Ao voltar para casa, encontra a esposa estrangulada. Ao buscar a mulher misteriosa para provar sua inocência, descobre que ninguém a viu. Baseado no romance “hard-boiled” de Cornell Woolrich.



                                                                                  DISCO 3

“Pecado sem Mácula” (“Side Street”, 1949, 83 min.)
De Anthony Mann. Com Farley Granger e Cathy O’Donnell.

Um carteiro resolve aplicar um pequeno golpe, mas, quando se arrepende e tenta voltar atrás, acaba se complicando ainda mais. Um filme noir brilhante de Mann, com imagens impressionantes de Nova York.

“Ato de Violência” (“Act of Violence”, 1948, 82 min.)
De Fred Zinnemann. Com Van Heflin, Robert Ryan e Janet Leigh.

Homem amargurado procura vingança, e persegue ex-oficial que foi seu comandante e frustrou sua tentativa de fuga e de seus companheiros em um campo nazista. Um sombrio e complexo melodrama noir, com ótimas atuações.



DISCO 1

“O Segredo das Joias” (“The Asphalt Jungle”, 1950, 112 min.)
De John Huston. Com Sterling Hayden, Louis Calhern e Marilyn Monroe.

Um ex-presidiário arquiteta um roubo de joias, recruta a equipe, põe o plano em prática. Mas as coisas acabam não dando certo como ele havia previsto. Obra-prima do mestre John Huston (“Relíquia Macabra”) e um dos filmes mais emblemáticos do noir.

“Um Preço para Cada Crime” (“The Enforcer”, 1951, 86 min.)
De Raoul Walsh e Bretaigne Windust. Com Humphrey Bogart e Zero Mostel.

Promotor enfim tem a chance de conseguir a condenação de um mafioso, porém as testemunhas acabam morrendo misteriosamente, complicando seu trabalho. Tenso e violento, esse é um dos melhores filmes noir com o astro Humphrey Bogart.

DISCO 2

“Sombras do Mal” (“Night and the City”, 1950, 96 min.)
De Jules Dassin. Com Richard Widmark, Gene Tierney e Googie Withers.

Harry Fabian é um trapaceiro americano em Londres que tenta alguma jogada no submundo para ficar rico. Primeiro longa de Jules Dassin (“Cidade Nua”) no exílio, “Sombras do Mal” é um dos maiores filmes noir de todos os tempos.

“A Maleta Fatídica” (“Nightfall”, 1957, 76 min.)
De Jacques Tourneur. Com Aldo Ray, Brian Keith e Anne Bancroft.

Homem precisa fugir de bandidos que querem recuperar uma maleta que acabou em suas mãos por engano. Baseando-se em uma obra de David Goodis (“Atirem no Pianista”), Tourneur (“Fuga do Passado”) faz um brilhante retorno ao universo do filme noir.

DISCO 3

“Do Lodo Brotou uma Flor” (“Ride the Pink Horse”, 1947, 102 min.)
De Robert Montgomery. Com Robert Montgomery, Thomas Gomez e Wanda Hendrix.

Um homem misterioso conhecido apenas como Gagin chega a San Pablo, pequena cidade rural do Novo México. Ele pretende chantagear um mafioso. Excelente filme noir dirigido e estrelado por Robert Montgomery (“A Dama do Lago”).

“Mercado Humano” (“Border Incident”, 1949, 95 min.)
De Anthony Mann. Com Ricardo Montalban, George Murphy e Howard Da Silva.

Um mexicano e um agente federal americano enfrentam uma gangue que explora o tráfico ilegal de mexicanos. Com espetacular fotografia de John Alton, este é um dos melhores filmes do ciclo noir do mestre Anthony Mann (“Entre Dois Fogos”).



DISCO 1

RIFIFI (Du rififi chez les hommes, 1955, 118 min.)
De Jules Dassin. Com Jean Servais, Carl Möhner e Robert Manuel.

Em Paris, quatro homens planejam um assalto tecnicamente perfeito, mas algo sai errado. Com a sequência de roubo mais famosa da história do cinema, “Rififi” é um magnífico filme noir realizado por Dassin no exílio.



POR AMOR TAMBÉM SE MATA (He Ran All the Way, 1951, 77 min.)
De John Berry. Com John Garfield, Shelley Winters e Wallace Ford.

Após um assalto mal sucedido, criminoso mantém uma família como refém. Com direção de John Berry e roteiro de Dalton Trumbo, duas vítimas do Macarthismo, este tenso filme noir foi o último trabalho do astro John Garfield.



DISCO 2

CORPO E ALMA (Body and Soul, 1947, 104 min.)
De Robert Rossen. Com John Garfield, Lilli Palmer e Hazel Brooks.

A trajetória de um boxeador pobre seduzido pelo submundo do crime. Realista e com forte comentário social, esse é um dos grandes filmes de boxe do cinema e a maior influência de “Touro Indomável”, de Martin Scorsese.

A FORÇA DO MAL (Force of Evil, 1948, 78 min.)
De Abraham Polonsky. Com John Garfield, Thomas Gomez e Beatrice Pearson.

As trapaças de um inescrupuloso advogado no submundo do jogo. Dirigido magistralmente por Abraham Polonsky, outra vítima da histeria anticomunista, este é um dos mais emblemáticos e geniais filmes noir de todos os tempos.



DISCO 3

REDENÇÃO SANGRENTA (The Breaking Point, 1950, 97 min.)
De Michael Curtiz. Com John Garfield, Patricia Neal e Phyllis Thaxter.

Endividado, capitão de um barco se envolve com o crime. Baseado no conto de Ernest Hemingway filmado antes em “Uma Aventura na Martinica”, esse soberbo filme noir tem um dos finais mais impactantes do gênero.



HOMENS EM FÚRIA (Odds Against Tomorrow, 1959, 96 min.)
De Robert Wise. Com Robert Ryan, Harry Belafonte e Gloria Grahame.

Dois homens são contratados para um golpe, mas o racismo de um deles pode pôr tudo a perder. Adorado pelo mestre francês Jean-Pierre Melville, esse é um eletrizante filme de assalto na tradição de “O Segredo das Joias”.



DISCO 1

CIDADE NUA (The Naked City, 1948, 96 min.)
De Jules Dassin. Com Barry Fitzgerald, Howard Duff, Dorothy Hart.

Nova York. A morte de uma modelo faz com que um detetive e seu ajudante mergulhem nas ruas da cidade para resolver o crime. O neorrealismo italiano encontra o filme noir nessa obra-prima do mestre Dassin (“Rififi”).

PÂNICO NAS RUAS (Panic in the Streets, 1950, 96 min.)
De Elia Kazan. Com Richard Widmark, Jack Palance, Barbara Bel Geddes.

Nova Orleans. O corpo de um imigrante ilegal é descoberto contendo uma doença contagiosa e mortal. Para evitar uma epidemia na cidade, um médico tem 48 horas para encontrar os assassinos. Oscar de Melhor Roteiro.



DISCO 2

A CIDADE QUE NÃO DORME (City that Never Sleeps, 1953, 91 min.)
De John H. Auer. Com Gig Young, Mala Powers, William Talman.

Chicago. A própria cidade narra uma noite de corrupção e crime na vida de alguns de seus moradores, incluindo policiais, bandidos e mulheres fatais. Bizarra fábula urbana noir com deslumbrante fotografia de John L. Russell (“Psicose”).

CIDADE TENEBROSA (Crime Wave, 1954, 74 min.)
De André De Toth. Com Sterling Hayden, Gene Nelson, Charles Bronson.

Los Angeles. Um ex-detento se vê envolvido numa investigação de assassinato e tem que escolher entre a lei ou seus ex-comparsas. Pérola noir do grande De Toth que serviu de inspiração para “Los Angeles, Cidade Proibida”.

DISCO 3

CIDADE DO VÍCIO (The Phenix City Story, 1955, 100 min.)
De Phil Karlson. Com John McIntire, Richard Kiley, Kathryn Grant.

Phenix City, Alabama. Um advogado e seu pai advogado decidem enfrentar os mafiosos que controlam o jogo e a prostituição numa cidadezinha do sul dos EUA. Admirado por Martin Scorsese, este é um filme noir violento e realista.

O SÁDICO SELVAGEM (The Lineup, 1958, 86 min.)
De Don Siegel. Com Eli Wallach, Robert Keith, Richard Jaeckel.

San Francisco. Um psicopata e seu mentor chegam à cidade para recuperar pacotes de heroína que viajantes trouxeram sem saber. Com direção brilhante de Siegel, este tenso policial tem uma das mais sensacionais perseguições do gênero.



DISCO 1

NO SILÊNCIO DA NOITE (“In a Lonely Place”, 1950, 94 min.)
De Nicholas Ray. Com Humphrey Bogart, Gloria Grahame, Frank Lovejoy.

Roteirista é suspeito em um caso de homicídio até que o testemunho de sua vizinha o inocenta. Os dois se apaixonam, mas as suspeitas assombram o relacionamento. Obra-prima de Ray e um dos maiores filmes noir de todos os tempos.

O CAMINHO DA TENTAÇÃO (“Pitfall”, 1948, 86 min.)
De André De Toth. Com Dick Powell, Lizabeth Scott, Raymond Burr.

Um corretor de seguros vive um casamento aparentemente feliz até se apaixonar perdidamente por uma femme fatale cujo namorado está na prisão. Subversivo e tenso filme noir dirigido brilhantemente por De Toth (“Cidade Tenebrosa”).

DISCO 2

ATÉ A VISTA, QUERIDA (“Murder, my Sweet”, 1944, 95 min.)
De Edward Dmytryk. Com Dick Powell, Claire Trevor, Anne Shirley.

Contratado por um trapaceiro para descobrir o paradeiro de sua antiga namorada, o detetive Philip Marlowe se envolve numa complexa trama. Adaptação do clássico hard boiled de Raymond Chandler com atuação icônica de Dick Powell.

O INVENCÍVEL (“Champion”, 1949, 100 min.)
De Mark Robson. Com Kirk Douglas, Arthur Kennedy, Marilyn Maxwell.

O inescrupuloso boxeador Midge Kelly faz qualquer coisa para alcançar a fama. Oscar de melhor montagem, esse ótimo filme noir sobre o mundo do boxe foi o primeiro grande papel do astro Kirk Douglas.

DISCO 3

LÁGRIMAS TARDIAS (“Too Late for Tears”, 1949, 101 min.)
De Byron Haskin. Com Lizabeth Scott, Dan Duryea, Don DeFore.

Por um lance de sorte, uma mulher gananciosa encontra uma mala com 60 mil dólares e decide ficar com ela a qualquer custo. A diva Lizabeth Scott vive uma das femmes fatale mais sórdidas do cinema nessa pérola noir.

CONSPIRAÇÃO (“The Tall Target”, 1951, 77 min.)
De Anthony Mann. Com Dick Powell, Paula Raymond, Adolphe Menjou.

Um detetive embarca em um trem que leva o presidente Abraham Lincoln, pois acredita que há uma conspiração para matá-lo. Eletrizante filme noir histórico dirigido por Anthony Mann (“Entre Dois Fogos”), um mestre do gênero.



DISCO 1

ALMAS PERVERSAS (Scarlet Street, 1945, 102 min.)
De Fritz Lang. Com  Edward G. Robinson, Joan Bennett, Dan Duryea.

A obsessão amorosa de um homem de meia-idade por uma prostituta o leva ao crime e à decadência moral. Inspirando-se no clássico francês “A Cadela” (1931), de Jean Renoir, Lang criou uma das obras-primas absolutas do filme noir.

CINZAS QUE QUEIMAM (On Dangerous Ground, 1951, 82 min.)
De Nicholas Ray. Com Ida Lupino, Robert Ryan, Ward Bond.

Um detetive amargurado é enviado para investigar o assassinato de uma jovem fora da cidade. A irmã do assassino pede que este tenha uma segunda chance. Mais um filme noir fascinante do genial Nicholas Ray (“No Silêncio da Noite”).

 DISCO 2

TENSÃO (Tension, 1949, 92 min.)
De John Berry. Com Richard Basehart, Audrey Totter, Cyd Charisse.

Após ser traído e abandonado pela esposa, pacato gerente de farmácia assume outra identidade e busca vingança. A diva Audrey Totter vive uma icônica femme fatale nesse ótimo noir de John Berry (“Por Amor Também se Mata”).

A TAVERNA DO CAMINHO (Road House, 1948, 95 min.)
De Jean Negulesco. Com Ida Lupino, Richard Widmark, Cornel Wilde.

O dono de uma casa de shows se apaixona por uma cantora, que se envolve com o gerente do local. É o início de um tenso triângulo amoroso. A lendária Ida Lupino (“Seu Último Refúgio”) canta e brilha nesse eletrizante filme noir.


DISCO 3

JUSTIÇA INJUSTA (The Sound of Fury/Try and Get Me!, 1950, 92 min.)
De Cy Endfield. Com Frank Lovejoy, Kathleen Ryan, Richard Carlson.

Um homem desempregado se envolve com um assassino e ambos realizam um trágico sequestro. Baseado no mesmo evento retratado em “Fúria”, de Fritz Lang, esse é um dos filmes mais chocantes do cinema norte-americano.

A NOITE DE 23 DE MAIO (Mystery Street, 1950, 93 min.)
De John Sturges. Com Ricardo Montalbán, Sally Forrest, Bruce Bennett.

Quando o corpo de uma prostituta grávida é encontrado numa praia, um policial recebe a ajuda de um professor de Harvard para descobrir o assassino. Precursor de seriados como “CSI” no uso da Ciência Forense em trama policial.




DISCO 1

PRECIPÍCIOS D'ALMA (Sudden Fear, 1952, 111 min.)
De David Miller. Com Joan Crawford, Jack Palance, Gloria Grahame.
Ambicioso ator se casa com uma rica dramaturga de meia-idade e planeja matá-la, contando com a ajuda da amante. Fascinante melodrama noir com atuação soberba de Joan Crawford, indicada ao Oscar de melhor atriz pelo papel.

NA NOITE DO CRIME (Woman on the Run, 1950, 78 min.)
De Norman Foster. Com Ann Sheridan, Dennis O'Keefe, Robert Keith.
Após se tornar testemunha ocular de um assassinato, homem foge pela cidade de San Francisco, sendo seguido por sua esposa, pela polícia, por um repórter e pelo verdadeiro assassino. Pérola noir redescoberta recentemente.

DISCO 2

A CONFISSÃO DE THELMA (The File on Thelma Jordon, 1950, 100 min.)
De Robert Siodmak. Com Barbara Stanwyck, Wendell Corey, Paul Kelly.
Um promotor em crise no casamento é procurado por uma bela e misteriosa mulher, que relata um crime. Os dois acabam se envolvendo, com consequências trágicas. Noir subestimado do mestre do gênero, Robert Siodmak ("Os Assassinos").

A CICATRIZ (The Scar/Hollow Triumph, 1948, 83 min.)
De Steve Sekely. Com Paul Henreid, Joan Bennett, Eduard Franz.
Perseguido por um gângster de quem roubou, o criminoso John Muller assume uma nova identidade, com resultados inesperados. Pequena obra-prima noir com fotografia espetacular do mestre John Alton ("Entre Dois Fogos").

DISCO 3

TRÁGICO DESTINO (Where Danger Lives, 1950, 82 min.)
De John Farrow. Com Robert Mitchum, Claude Rains, Faith Domergue.
Um médico se apaixona por uma jovem desequilibrada, e acaba se envolvendo na morte de seu marido. Com fotografia deslumbrante de Nicholas Musuraca ("Sangue de Pantera"), esse é um filme quintessencialmente noir.

A MORTE RONDA O CAIS (99 River Street, 1953, 83 min.)
De Phil Karlson. Com John Payne, Evelyn Keyes, Brad Dexter.
Quando sua infiel esposa é morta pelo ladrão de joias com quem tinha um caso, um ex-boxeador que trabalha de taxista precisa fugir da polícia. Noir eletrizante e violento do especialista Phil Karlson ("Os Quatro Desconhecidos").




Disco 1

RINCÃO DE TORMENTAS (Brighton Rock, 1947, 93 min.)
De John Boulting. Com Richard Attenborough, Hermione Baddeley, William Hartnell.
Baseada em um romance do escritor Graham Greene ("Fim de Caso"), essa obra-prima do filme noir britânico mostra a trajetória de Pinkie Brown, o psicótico líder de uma gangue que atua na cidade litorânea de Brighton. Também conhecido como "O Pior dos Pecados".

O AMANHÃ QUE NÃO VIRÁ (Kiss Tomorrow Goodbye, 1950, 103 min.)
De Gordon Douglas. Com James Cagney, Barbara Payton, Helena Carter.
Logo após o fabuloso "Fúria Sanguinária", James Cagney voltou a viver um gângster violento nesse ótimo filme de gângster noir em que o cruel Ralph Cotter foge da prisão e corrompe todos em seu caminho.

Disco 2
SANGUE DO MEU SANGUE (House of Strangers, 1949, 101 min.)
De Joseph L. Mankiewicz. Com Edward G. Robinson, Susan Hayward, Richard Conte.
Após sair da prisão, homem deseja se vingar dos irmãos por terem traído seu pai. Melodrama noir que antecipa "O Poderoso Chefão". Por sua interpretação, Edward G. Robinson ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.

SEM SOMBRA DE SUSPEITA (The Unsuspected, 1947, 103 min.)
De Michael Curtiz. Com Claude Rains, Joan Caulfield, Audrey Totter.
Secretária é encontrada morta na casa do patrão, um radialista famoso por ler histórias de mistério e assassinato em seu programa. O que parece ser um suicídio se complica com a chegada de um homem misterioso.

Disco 3

CILADA MORTÍFERA (Murder by Contract, 1958, 81 min.)
De Irving Lerner. Com Vince Edwards, Philip Pine, Herschel Bernardi.
Admirado por Martin Scorsese, que fala do filme nos extras, essa pérola noir conta a história do implacável matador de aluguel Claude, cuja eficiência é abalada quando descobre que sua próxima vítima é uma mulher.

A MULHER DILLINGER (Decoy, 1946, 76 min.)
De Jack Bernhard. Com Jean Gillie, Edward Norris, Robert Armstrong.

Uma criminosa reconta como ela e sua quadrilha reviveram um bandido executado na câmara de gás para descobrir onde este enterrou o dinheiro de um assalto. A britânica Jean Gillie vive uma das femmes fatales mais cruéis do filme noir.



DISCO 1

IMPÉRIO DO CRIME (The Big Combo, 1955, 87 min.)
De Joseph H. Lewis. Com Cornel Wilde, Richard Conte, Jean Wallace.
Um tenente recebe ordem de parar de investigar um mafioso, por não ter conseguido provas contra o criminoso. Mas ele não desistirá tão fácil. Um dos maiores filmes noir de todos os tempos. Do diretor de “Gun Crazy”.

DA AMBIÇÃO AO CRIME (Crime of Passion, 1957, 86 min.)
De Gerd Oswald. Com Barbara Stanwyck, Sterling Hayden, Raymond Burr.
A jornalista Kathy Ferguson interrompe a carreira para se casar um policial, tornando-se uma dona de casa. Mas a vida suburbana não domará sua ambição. Ótimo filme noir feminista com forte comentário social.

DISCO 2

MOEDA FALSA (T-Men, 1947, 92 min.)
De Anthony Mann. Com Dennis O’Keefe, Wallace Ford, Alfred Ryder.
Agentes do governo norte-americano caçam uma quadrilha de falsificadores de dinheiro. Clássico do cinema noir da célebre parceria entre o mestre Anthony Mann (“Entre Dois Fogos”) e o diretor de fotografia John Alton.

UMA AVENTURA NA NOITE (Somewhere in the Night, 1946, 108 min.)
De Joseph L. Mankiewicz. Com John Hodiak, Nancy Guild, Llyod Nolan.
Regressando da Segunda Guerra, o soldado George Taylor chega a Los Angeles com amnésia e se vê envolvido em uma conspiração. Eletrizante filme noir de amnésia do mestre Mankiewicz (“A Malvada”).

DISCO 3

NAS GARRAS DA FATALIDADE (They Made me a Fugitive, 1947, 101 min.)
De Alberto Cavalcanti. Com Sally Gray, Trevor Howard, Griffith Jones.
Ex-oficial do Aeronáutica não consegue se adaptar à vida civil e acaba entrando para uma gangue de contrabandistas. Com direção do brasileiro Alberto Cavalcanti (“Na Solidão da Noite”), este é um dos maiores filmes noir britânicos.


MURO DE TREVAS (High Wall, 1947, 99 min.)
De Curtis Bernhardt. Com Robert Taylor, Audrey Totter, Herbert Marshall.
Veterano de guerra é acusado de ter assassinado a esposa e procura a ajuda de uma psiquiatra para recuperar a memória e provar sua inocência. Importante filme noir de amnésia com fundo psicológico.



DISCO 1

OS ASSASSINOS
(The Killers, 1946, 102 min.)
De Robert Siodmak. Com Burt Lancaster, Ava Gardner, Edmond O’Brian.
Dois assassinos matam um boxeador decadente e um agente de seguros decide investigar o passado da vítima. Baseando-se num conto de Ernest Hemingway, Siodmak realiza um dos maiores filmes noir de todos os tempos.

SEMPRE CHOVE AOS DOMINGOS
(It Always Rains on Sunday, 1947, 91 min.)
De Robert Hamer. Com Googie Withers, Jack Warner, John McCallum.
Um condenado foge da cadeia e tenta se esconder na casa de sua antiga namorada que, agora casada, reluta em ajudá-lo. Com impressionante realismo e forte comentário social, esta é umas das obras-primas do cinema noir britânico.

DISCO 2

À MARGEM DA VIDA
(Caged, 1950, 96 min.)
De John Cromwell. Com Eleanor Parker, Agnes Moorehead, Ellen Corby.
Uma jovem ingênua de 19 anos, condenada como cúmplice num assalto, é enviada à prisão, onde se afundará no crime. Indicado a 4 Oscar e Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza, este filme noir de prisão não perdeu a força.

AO CAIR DA NOITE
(Moonrise, 1947, 90 min.)
De Frank Borzage. Com Dane Clark, Gail Russell, Ethel Barrymore.
Atormentado desde a infância pelo passado criminoso do pai, o jovem Danny acidalmente acaba matando outro rapaz por causa de uma garota. Fascinante noir psicológico do mestre Frank Borzage (“Adeus às Armas”).

DISCO 3

REBELIÃO NO PRESÍDIO
(Riot in Cell Block 11, 1954, 80 min.)
De Don Siegel. Com Neville Brand, Emile Meyer, Frank Faylen.
Cansados com o tratamento desumano e com as péssimas condições do presídio, presos começam uma rebelião geral. Pungente filme noir de prisão magistralmente dirigido por Siegel (“O Estranho que Nós Amamos”).

IMPÉRIO DO TERROR
(Armored Car Robbery, 1949, 67 min.)
De Richard Fleischer. Com Charles McGraw, Adele Jergens, William Tallman.
Um assalto muito bem planejado dá errado e um tira durão sai no encalço dos bandidos. Assim como “Rumo ao Inferno”, este é mais um eletrizante filme noir B do grande Richard Fleischer (“Os Novos Centuriões”).


DISCO 1

UMA VIDA MARCADA
(Cry of the City, 1948, 95 min.)
De Robert Siodmak. Com Victor Mature, Richard Conte, Fred Clark.
Dois amigos de infância tomam rumos opostos na vida: um se torna policial, o outro bandido. E seus caminhos voltam a se cruzar depois de um assassinato. Excelente filme noir do diretor de “Os Assassinos”. 

ESTRANHA FASCINAÇÃO
(I Walk Alone, 1948, 97 min.)
De Byron Haskin. Com Burt Lancaster, Lizabeth Scott, Kirk Douglas. 
Após 14 anos, Frankie sai da prisão e vai atrás de seu antigo comparsa, mas descobre que muita coisa mudou no mundo do crime durante a sua ausência. Ótimo filme noir que mostra a evolução do gangsterismo no pós-guerra.

DISCO 2

O ÓDIO É CEGO
(No Way Out, 1950, 106 min.)
De Joseph L. Mankiewicz. Com Sidney Poitier, Richard Widmark, Linda Darnell.
Um médico negro é designado para tratar de dois suspeitos brancos, que são irmãos. Quando um deles morre, as tensões raciais explodem. Indicado ao Oscar de roteiro, esse drama noir marcou a estreia do lendário Sidney Poitier. 

OS VALENTÕES
(Drive a Crooked Road, 1954, 80 min.)
De Richard Quine. Com Mickey Rooney, Dianne Foster, Kevin McCarthy.
Um mecânico honesto se apaixona pela namorada de um gângster, o que o faz participar de um assalto. Pérola noir admirada por Martin Scorsese que traz uma atuação memorável de Mickey Rooney.

DISCO 3

GOLPE DO DESTINO
(Cry Danger, 1951, 80 min.)
De Robert Parrish. Com Dick Powell, Rhonda Fleming, Richard Erdman.
Após 5 anos preso, Rocky Mulloy tenta libertar o amigo que ainda está preso pelo mesmo crime, descobrindo quem os incriminou. Em sua jornada noite adentro em busca de respostas, encontrará mulheres fatais, traições e reviravoltas.

CONCERTO MACABRO
(Hangover Square, 1945, 77 min.)
De John Brahm. Com Laird Cregar, Linda Darnell, George Sanders.
Na Londres vitoriana, a polícia suspeita que um músico, que sofre de períodos de amnésia, pode ser um assassino. Mistura de noir e gótico, esse filme de beleza estranha tem um antológica trilha sonora de Bernard Herrmann.


DISCO 1

URVA DO DESTINO (Detour, 1945, 69 min.)
De Edgar G. Ulmer. Com Tom Neal, Ann Savage, Claude Drake.
Um pianista viaja de carona para ir à Hollywood, onde encontrará sua namorada, só que as coisas não saem como planejado... Obra máxima do visionário cineasta Edgar G. Ulmer e um dos filmes mais icônicos do ciclo noir.

POR UMA MULHER MÁ (The Man Who Cheated Himself, 1950, 82 min.)
De Felix E. Feist. Com Lee J. Cobb, Jane Wyatt, John Dall.  
Após testemunhar sua namorada matar o marido rico, policial veterano vê o irmão inexperiente assumir a investigação. Pérola noir na tradição da obra de James M. Cain com grande atuação de Lee J. Cobb (“12 Homens e uma Sentença”).

DISCO 2

O DEMÔNIO DA NOITE (He Walked By Night, 1948, 78 min.)
De Anthony Mann, Alfred L. Werker. Com Richard Basehart, Scott Brady.
Inspirado na vida real do criminoso Irwin Walker, o filme mostra a perseguição a um homem acusado de ter matado um policial. Mais um dos sensacionais filmes noir B de Mann com o diretor de fotografia John Alton.

O INSACIÁVEL (Ruthless, 1948, 105 min.)
De Edgar G. Ulmer. Com Zachary Scott, Louis Hayward, Dianna Lynn.
Horace Vendig gosta de se exibir como um magnata filantropo, mas a sua trajetória até alcançar o poder não foi nada louvável. Considerado o “Cidadão Kane” de Ulmer, este é um drama noir fascinante e ambicioso. 

DISCO 3

BRUMAS (Moontide, 1942, 95 min.)
De Archie Mayo, Fritz Lang. Com Jean Gabin, Ida Lupino, Thomas Mitchell.
Após uma noite de farra, o marujo Bobo teme ter matado alguém. Parcialmente dirigido pelo mestre Fritz Lang, esse estranho filme noir marca a estreia de Jean Gabin, o astro do realismo poético francês, em Hollywood. 

A MÁSCARA DE DIMITRIOS (The Mask of Dimitrios, 1944, 95 min.)
De Jean Negulesco. Com Peter Lorre, Sydney Greenstreet, Zachary Scott.
O escritor de romance policial Leyden viaja a Istambul, onde decide investigar o passado do criminoso Dimitrios, que foi encontrado morto. Delicioso filme noir com a dupla Peter Lorre e Sydney Greenstreet, de "Relíquia Macabra".


DISCO 1

CAPITULOU SORRINDO
(The Glass Key, 1942, 85 min.)
De Stuart Heisler. Com Alan Ladd, Veronica Lake, Brian Donlevy.
Um político corrupto se vê acusado de assassinato por um gângster de quem recusou a ajuda durante sua campanha de reeleição. Baseado em romance de Dashiell Hammett (“O Falcão Maltês”), este foi um dos primeiros filmes noir.

ALMA TORTURADA
(This Gun for Hire, 1942, 81 min.)
De Frank Tuttle. Com Alan Ladd, Veronica Lake, Robert Preston.  
Quando o assassino Philip Raven mata a tiros um chantagista e sua bela namorada, ele é pago com notas marcadas por seu traiçoeiro empregador, que está trabalhando com espiões estrangeiros. Do romance de Graham Greene.

DISCO 2

A DÁLIA AZUL
(The Blue Dahlia, 1948, 100 min.)
De George Marshall. Com Alan Ladd, Veronica Lake, William Bendix.
Um ex-piloto da Segunda Guerra é suspeito de ter assassinado sua esposa infiel. Com roteiro do mestre da literatura hard-boiled Raymond Chandler, este filme noir de mistério é um dos mais emblemáticos do período.

VOLÚPIA DE MATAR
(The Sniper, 1952, 87 min.)
De Edward Dmytryk. Com Arthur Franz, Adolphe Menjou, Gerald Mohr.
Um franco-atirador mata moças enquanto a polícia tenta compreender o seu perfil psicológico para prendê-lo. Admirador por Martin Scorsese, este filme noir é muito bem dirigido por Edward Dmytryk (“Até à Vista, Querida”).

DISCO 3

À SOMBRA DA GUILHOTINA
(The Black Book / Reign of Terror, 1949, 89 min.)
De Anthony Mann. Com Robert Cummings, Richard Basehart, Richard Hart.
Durante a Revolução Francesa, Robespierre procura desesperadamente por seu “Livro Negro” que traz com os nomes de quem será guilhotinado. Noir histórico da parceria do diretor Anthony Mann e do diretor de fotografia John Alton.

SATÃ PASSEIA À NOITE
(So Dark the Night, 1946, 70 min.)
De Joseph H. Lewis. Com Steven Geray, Micheline Cheirel, Eugene Borden.
Cassin, um detetive de Paris, vai passar férias no campo, onde chama a atenção da filha dos donos da estalagem, mas ela tem um namorado ciumento. O que acontecerá a Cassin? Filme “B” do inventivo Joseph H. Lewis (“Mortalmente Perigosa”).


DISCO 1

BRUTALIDADE
(Brute Force, 1947, 97 min.)
De Jules Dassin. Com Burt Lancaster, Hume Cronyn, Charles Bickford.
Na penitenciária de Westgate, onde reina a violência e a repressão, o preso Joe Collins planeja organizar uma rebelião contra o brutal Capitão Munsey. Com roteiro de Richard Brooks, Dassin realizou uma obra-prima do filme noir de prisão. Inédita versão restaurada com excelentes extras, incluindo documentário sobre os filmes noir de Burt Lancaster.

BAIXEZA
(Criss Cross, 1949, 88 min.)
De Robert Siodmak. Com Burt Lancaster, Yvonne De Carlo, Dan Duryea. 
Um motorista de carro-forte planeja com sua sedutora ex-exposa, por quem é obcecado, um assalto ao próprio veículo no qual trabalha. Yvonne De Carlo vive uma femme fatale inesquecível nesse icônico filme noir do mestre Siodmak. Inédita versão restaurada um extra muito especial.

DISCO 2

EMBOSCADA
(Lured, 1947, 103 min.)
De Douglas Sirk. Com George Sanders, Lucille Ball, Boris Karloff.
O serial killer “poeta assassino” mata belas jovens em Londres. A amiga de uma das vítimas decide ajudar a polícia, servindo de isca para prendê-lo. Filme noir de mistério com direção elegante do mestre Douglas Sirk (“Palavras ao Vento”).

ENTRE O AMOR E A MORTE
(Woman in Hiding, 1950, 92 min.)
De Michael Gordon. Com Ida Lupino, Stephen McNally, Howard Duff.
Após seu pai, um rico industrial, morrer num acidente, sua herdeira se casa com o gerente da empresa da família, sem desconfiar de suas reais intenções. Ida Lupino brilha mais uma vez nesse noir que aborda o tema da “mulher em perigo”.

DISCO 3

FÚRIA ASSASSINA
(Naked Alibi, 1954, 86 min.)
De Jerry Hopper. Com Sterling Hayden, Gloria Grahame, Gene Barry.
Um policial afastado por sua brutalidade tenta conseguir provas contra um homem violento suspeito de matar três policiais. Explosivo filme noir que reúne dois astros do gênero: a sensual Gloria Grahame e o durão Sterling Hayden.

TESTEMUNHA DO CRIME
(Witness to Murder, 1954, 82 min.)
De Roy Rowland. Com Barbara Stanwyck, George Sanders, Gary Merrill.
A sanidade de uma mulher é colocada em dúvida após ela afirmar que testemunhou um assassinato da janela do seu apartamento. Considerado o “Janela Indiscreta” feminino, esse noir foi realizado no mesmo ano do clássico de Hitchcock.




DISCO 1

PUNHOS DE CAMPEÃO
(The Set-Up, 1949, 73 min.)
De Robert Wise. Com Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias.
Acompanhamos em tempo real um decadente boxeador cujo empresário recebe propinas de gângsteres para garantir sua derrota na próxima luta. O maior dos filmes noir de boxe. Comentários em áudio de Robert Wise e Martin Scorsese.

MALDIÇÃO
(House by the River, 1950, 88 min.)
De Fritz Lang. Com Louis Hayward, Lee Bowman, Jane Wyatt. 
Um escritor desequilibrado mata uma empregada, após ela resistir ao seu assédio. E, com a ajuda do irmão, esconde o corpo da vítima. Lang mistura magistralmente filme noir de época e gótico sulista nessa pequena obra-prima.

DISCO 2

ANGÚSTIA
(The Locket, 1946, 85 min.)
De John Brahm. Com Robert Mitchum, Laraine Day, Brian Aherne.
Pouco antes de seu casamento, o noivo fica sabendo de uma história complicada que retrata sua noiva como uma mulher diabólica e desequilibrada. Labiríntico filme noir psicológico com flashbacks dentro de flashbacks.

A CASA VERMELHA
(The Red House, 1947, 100 min.)
De Delmer Daves. Com Edward G. Robinson, Lon McCallister, Judith Anderson.
Um velho e sua irmã escondem, da filha adotada, um terrível segredo sobre uma abandonada casa de fazenda no meio da floresta. Pérola noir de atmosfera gótica com direção do mestre Delmer Daves (“Galante e Sanguinário”).

DISCO 3

O BEIJO DA MORTE
(Kiss of Death, 1947, 99 min.)
De Henry Hathaway. Com Victor Mature, Brian Donlevy, Richard Widmark.
Nick Bianco é preso durante um assalto. Inicialmente, ele se recusa a entregar os comparsas, mas um evento mudará tudo... Excelente filme noir realista que marca a estreia de Richard Widmark, indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante.

NA BOCA DO LOBO
(Appointment with Danger, 1951, 91 min.)
De Lewis Allen. Com Alan Ladd, Phyllis Calvert, Paul Stewart.
Ao investigar a morte de um colega de trabalho, um violento inspetor postal descobre que a única testemunha do crime, uma freira, está sendo perseguida por assassinos. Eletrizante e sombrio filme noir com o astro Alan Ladd.


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