UFO - A SÉRIE:
UFO foi uma série de TV britânica, do gênero "science fiction", criado por Gerry Anderson e Sylvia Anderson, produzido pelas companhias Century 21 Production e Incorporated Television Company (ITC) e apresentado originalmente pela ITV, na Inglaterra, entre 16 de setembro de 1970 até 24 de julho de 1971, num total de 26 episódios de aproximadamente 50 minutos cada.
A partir de 1972 a série começou a ser apresentada nos Estados Unidos, através da rede CBS, obtendo já em suas primeiras emissões, um êxito muito favorável, fazendo com os seus criadores (Gerry e Sylvia Anderson) a pensarem na possibilidade da produção de uma segunda temporada ou então um spin-off ambientado 20 anos no futuro, mas esse projeto acabou sendo arquivado.
Pouco tempo depois, a idéia foi novamente reformulada e se converteu numa outra grande série chamada Space: 1999, na qual foram conservados somente alguns poucos elementos de seu predecessor, como por exemplo, a Base Lunar.
A premissa do espetáculo era bastante simples: num futuro distante, 1980 (temos que lembrar que a série foi produzida no início dos anos 70) a terra sofre um grande ataque por parte de uma desconhecida raça de alienígenas, cujos objetivos nunca ficaram bem claro.
Somente alguns episódios nos dão uma vaga idéia, de que o plano dos alienígenas era raptar os humanos e utilizar "alguns órgãos humanos" para fazer transplantes nos seres mais envelhecidos de sua raça e dessa maneira prolongarem suas vidas.
A principal arma dos alienígenas tinham eram os seus discos voadores, mas também tendiam a fazer uma espécie de "guerra psicológica", criando alucinações nos seres humanos, criando dubles, manejando mentes, entre outras coisas do gênero.
Para impedir estes ataques, o governo terrestre decide criar uma poderosa organização militar, para repelir estes ataques e assim é criado a SHADO (Supreme Headquarters Alien Defence Organisation), algo como um Quartel General Supremo da Organização de Defesa Alienígena.
Esta organização contava com várias pessoas para combater os extra-terrestres, bem como uma base na Lua, uma rede de satélites, submarinos e os famosos interceptadores que eram naves de combate bastante parecidas com os Vipers, da série Galactica, que carregavam um míssil somente, mas muito eficiente.
O centro das operações da SHADO era disfarçado como um estúdio cinematográfico chamada Harlington-Straker Studios e ficava nas cercanias de Londres. Todos os seus integrantes levavam uma vida secreta, como por exemplo, Straker, um dos protagonistas da série, que aparentemente era um produtor de filmes.
Geralmente cada episódio de UFO relatava as diferentes intenções dos alienígenas para atacar a Terra, assim como em seu desfecho, onde geralmente eles queriam destruir a SHADO e principalmente matar Ed Straker, nas repetidas peripécias da organização com a intenção de impedir os alienígenas.
Também havia lugar para desenrolar histórias mais centradas de seus personagens, especialmente a complicada vida familiar do comandante Ed Straker, interpretado por Ed Bishop, o protagonista principal da série.
UFO não pode ser interpretada apenas com uma série "science fiction", mas também como uma "soap opera" (algo parecido com uma novela), o que para a época constituía uma grande novidade.
Mais recentemente a série como Star Trek: Next Generation mostrava essa dualidade no desenrolar de seus personagens. Em geral, os episódios eram bastante complexo e requeria um público atento. Sua principal característica era a mobilidade entre as tramas complexas e cenas de ação, geralmente com muitas lutas de naves.
Quem são esses alienígenas é um dos grandes mistérios de UFO. Não se sabe muito sobre eles, mas parecem humanos, vestem trajes espaciais cheios de um líquido verde. A hipótese dos alienígenas buscarem os órgãos humanos, nos faz crer que pelo menos, eles tinham um coração muito semelhante a nós humanos.
Por outro lado em nenhum episódios, os alienígenas demonstram a intenção de destruir toda a humanidade, o que faz com que ela se encaixe na hipótese teórica anterior.Um dos melhores episódios da série, em que muitos autores concordam é Mindbender, onde uma estranha raça aparece detrás de um Ovni destruído e planejam afetar alguns membros da SHADO, fazendo-lhes perder o sentido da realidade.
Um piloto da Base Lunar acredita que vive no velho oeste e começa um tiroteio com inimigos inexistentes. Outro membro da base terrestre começa a acreditar que a mesma está ocupada por alienígenas e finalmente a frota chega a confundir até o comandante Straker, que eles crêem em sua realidade alterada, tratar-se de um ator interpretando o comandante Ed Straker na série UFO.
Uma das coisas que vale a pena ressaltar em UFO são os efeitos especiais, onde Gerry Anderson aplicou toda sua experiência adquirida em suas séries com marionetes. Assim a série é impregnada de maquetes e modelos em escala como:
Base Lunar - local onde se comanda e acionam os Interceptadores. Apesar de estar na Lua, a gravidade dentro da base é igual a da Terra;
Interceptadores - que são a principal arma contra os invasores. Carregam somente um míssil, mas muito poderoso e eficiente;
Ovnis - que são muito ruidosos e tem uma tendência a explodir facilmente, especialmente quando entram na atmosfera terrestre;
SID (Space Intruder Detector) - que são satélites que detectam os ovnis a muitas milhas da Terra;
Movil Lunar - uma espaçonave ideal para descer na Lua;
Skydiver - um submarino da SHADO, que em sua cauda fica o SkyOne, um aparato voador que se encarrega dos ovnis que estão dentro da atmosfera terrestre.
SkyOne - uma máquina voadora de grande potência utilizado com o objetivo de interceptação de discos voadores no céu da Terra.
Outro ponto a se destacar são as vestimentas dos membros da SHADO, com uma indumentária do século XXI criada especialmente por Sylvia Anderson. Entre as coisas mais curiosas da série são as garotas da Base Lunar que usam perucas violetas, muito chamativas, mas que nunca foi explicado exatamente a sua função, mas esteticamente combinam muito bem com as vestimentas.
UFO teve como protagonista principal o novato ator norte-americano Ed Bishop, como o comandante Ed Straker. Outros personagens principais foram interpretados por atores que não tiveram grande carreira depois da série, fazendo ocasionalmente alguns trabalhos no cinema e na televisão britânica.
Fora da Inglaterra não tiveram quase nenhuma repercussão. A série apresentou também a sua legião de artistas convidados, mas o rol de atores não representaram grandes surpresas, como exemplo, as breves aparições da bela Stephanie Beacham no episódio Destruction.
Apesar de UFO ser uma série pouco conhecida, ela implicou num grande salto qualitativo dentro da "science fiction" televisiva, dando lugar a um importante desempenho de seus personagens e uma direção muito inteligente. Por outro lado apontou uma versão diferente dos invasores terrestres e também serviu como plataforma de lançamento, para que tempos depois, os Anderson pudessem produzir a famosa série Space:1999.
Como era tradição naqueles tempos, a série UFO após seu encerramento, foi remontado em fragmentos de diversos episódios. Os mais fanáticos tem detectado no filme "Invasion: UFO" fragmentos de mais ou menos, seis episódios distintos.
UFO foi protagonizado pelo ator norte-americano Ed Bishop, em seu papel de Ed Straker. Ele não tinha uma grande experiência de ator nessa época. Sua primeira aparição nos filmes datam de 1962, com uma brevíssima aparição em "Lolita" de Stanley Kubrick e também fez uma breve aparição no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, do mesmo diretor e em "Doppenganger" (1969), um filme "science fiction" produzida por Gerry e Sylvia Anderson.
Depois de UFO trabalhou esporadicamente em algumas séries como O Santo, Os Profissionais e Highlander e em alguns filmes como "Diamonds are Forever" (1971). Também empregou bastante a sua voz, no rádio e na televisão, inclusive em alguns personagens de Star Trek: The Animated Series. Sem dúvida que sua interpretação como Ed Straker foi o ponto mais alto em sua carreira.
Elenco:
Ed Bishop como Comandante Ed Straker
Michael Billington como Col. Paul Foster
Gabrielle Drake como Lt. Gay Ellis
Peter Gordeno como Capt. Peter Carlin
George Sewell como Col. Alec Freeman
Wanda Ventham como Col. Virginia Lake
Norma Roland como Miss Ealand
Grant Taylor como General James Henderson
Dolores Mantez como Lt. Nina Barry
Antoni Ellis como Lt. Joan Harrington
Vladek Sheybal como Dr. Douglas Jackson
Keith Alexander como Lt. Keith Ford
Harry Baird como Lt. Mark Bradley
Lois Maxwell como Miss Holland
Ayshea Brough as SHADO operative
Mel Oxley como the Voice of SID
Gary Myers como Captain Lew Waterman
Maxwell Shaw como Dr. Shroeder
Anouska Hempel como SHADO radio operator
Jon Kelly como Skydiver engineer
Georgina Moon como Skydiver operative
Jeremy Wilkin como Skydiver navigator
SÉRIE DE TV CLÁSSICA COMPLETA COM 26 EPISÓDIOS COLORIDOS DE EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGEM E SOM. LEGENDADOS EM 5 DVD'S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com