O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

segunda-feira, 30 de julho de 2012

DIRECTED BY JOHN FORD (2006) - Documentário





Directed by John Ford


• Direção: Peter Bogdanovich
• Roteiro: Peter Bogdanovich
• Gênero: Documentário
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 110 minutos
• Tipo: Longa-metragem





Trinta e cinco anos depois de «Directed By John Ford», o aclamado documentário sobre a vida do grande realizador, Bogdanovich decidiu fazer uma nova versão do filme. Em «Directed By John Ford», de 1971, incluía os depoimentos de John Wayne, Henry Fonda e James Stewart explicando como trabalhavam com o seu “mestre”. Entrevistas com Ford e alguns excertos dos seus filmes completavam o admirável trabalho. Esta nova versão inclui todas essas peças raras, incluindo a narração de Orson Welles e acrescenta-lhes entrevistas com Steven Spielberg, Clint Eastwood, Walter Hill e Martin Scorsese. O filme foi enriquecido com novos e diversos materiais, incluindo um depoimento do próprio Bogdanovich sobre John Ford. 

Peter Bogdanovich acrescentou footage ao documentário que tinha feito em 1971 e assim, em 2006, havia um novo «Directed By». As “caras novas” são Steven Spielberg, Martin Scorsese, Clint Eastwood, Walter Hill e Harey Carey Jr. 


Com mais ou menos pessoas a falar sobre o mestre John Ford, é um documentário para continuar a ser visto com reverência. Como quase todos os documentários sobre uma figura tão forte, como neste caso é Ford, não é necessário procurar um marco na história do cinema e do documentário. É entrar no filme, ouvir a reverência, ver imagens dos filmes e ver e ouvir John Ford a responder a Bogdanovich com “não sei”, “não”, “com uma câmara” (à pergunta do como), entre outros. John Ford e a sua obra são enormes e isso chega e sobra.




FILME DE EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGEM E SOM. COLORIDO e PRETO & BRANCO. LEGENDADO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com