O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

quinta-feira, 21 de junho de 2012

CIMARRON CITY - Série de TV



Esta série era na ficção o dia a dia  de uma Cidade “Boom”, no Território de Oklahoma, durante os anos de 1890. Petróleo e ouro eram os responsáveis por uma economia espetacular na metrópole, que esperava ser a capital do futuro  Estado de Oklahoma. Matthew Rockford, a personagem vivida pelo ex-boxeador e ator George Montgomery, era o filho do fundador da cidade fictícia. Ele era o prefeito, o rancheiro mais bem-sucedido e o mais eminente morador da cidade. Além disso, mantinha um romance com a personagem Beth Purcell, que era protagonizada pela atriz Audrey Totter, proprietária de um hotel na cidade, enquanto que o cargo de xerife era de John Smith (“Laramie”), que vivenciava a personagem Lane Temple. As estórias muito bem contadas e narradas por Montgomery aconteciam em torno dessas três personagens, individual ou coletivamente.







Um dos ingredientes de sucesso para a série era, indiscutivelmente, a presença de George Montgomery. Quem gosta de filmes de faroeste e séries de tevê do gênero o conhece muito bem. Seu físico avantajado, já que era ex-boxeador na vida real, impunha o carisma e o talento do ator, que mostrava desenvoltura nas cenas de luta e ação. Montgomery era um autodidata na arte de representar e um marceneiro incomparável, chegou a criar bustos de bronze de personalidades do cinema e da política americana.

A série estreou nos EUA no dia 11 de Outubro de 1958 pela NBC por 26 episódios de uma hora de duração e a produção encerrou no dia 16 de Setembro de 1960.







No segundo episódio da série “Cidade do Terror”, que é o primeiro disponibilizado no conjunto de três DVDs, contendo 4 episódios cada (1. Cidade do Terror; Tornando-se Homem; O Curandeiro; O Contratado; 2. A Fera de Cimarron; A Linha de Sangue; Lição Amarga; A Beleza e a Tristeza; 3. A Volta do Morto; O Homem Rato; Duelo de Espadas e O Maligno), observamos a presença de um dos Cartwright (Hoss) da série “Bonanza”, Dan Blocker, que protagoniza um bandido sádico e violento, de barba e bigode. Blocker depois passou a encarnar a personagem Tiny Budinger, um cidadão pacato e prestativo da cidade, sempre ajudando o xerife. Engraçado é que a personagem dócil e pacata manteve o nome do vilão encarnado no segundo episódio, Budinger.





SÉRIE CLÁSSICA DE TV EM 12 EPISÓDIOS EM PRETO & BRANCO E LEGENDADOS DE EXCELENTE QUALIDADE DE IMAGEM E SOM. 


3 DVD'S.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com