O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

sábado, 31 de março de 2012

SARTANA (O FILME ORIGINAL)







Direção:  Gianfranco Parolini (1968, 35mm, 95 min, Itália, 14 anos)


Ganância é um dos sentimentos dominantes do faroeste Spaghetti, mas nenhum exemplar a distila como Sartana. Há um tesouro, alguns habitantes ricos de uma cidade conspirando para ficar com ele, e dois pistoleiros distintos – Sartana (Gianni Larko) e Lasky (William Berger) – manipulando a todos para chegar à fortuna. Sartana é nosso herói designado, mas ele é ambíguo mesmo dentro do universo de anti-heróis do faroeste italiano. Lasky é um tanto mais cruel e tem lacaios no lugar de aliados, portanto cabe-lhe a figura do vilão. A ação de Sartana é caótica, e seu único centro é a ganância que domina o sentimento das personagens. A deliciosa abertura nos dá a deixa do filme, com o espectador lançado no meio da ação: vários grupos eliminam sucessivamente uns aos outros, sem que saibamos ao certo quem é quem; até que Sartana tem a sua introdução e frustra os planos de um desesperado Lasky, que assiste a tudo à distancia. Gianfranco Parolini emprega considerável atitude aos seus personagens e envolve o filme num cinismo ainda maior que o habitual. Sartana é o pistoleiro mitológico que parece vir de um outro mundo – de forma ainda mais decisiva que o Homem sem Nome ou Django – mas sua primeira aventura pertence mesmo a Lasky, já que o ator alemão William Berger rouba o filme todo com seu retrato do criminoso.
por Filipe Furtado




Título Original: Se incontri Sartana prega per la tua morte
Ano de Lançamento: 1968
País de Produção: Itália/França/Alemanha
Cor: Cor (Telecolor)
Duração: 95 min.
Direção: Gianfranco Parolini


Elenco: Gianni Garko, Klaus Kinski, Fernando Sancho



FILME DE BOA QUALIDADE DE IMAGEM E SOM. 


COLORIDO. 


DUBLADO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com