O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O MESTRE DA GUILHOTINA VOADORA - Artes Marciais




O MESTRE DA GUILHOTINA VOADORA é um daqueles filmes que só vendo para crer. Saído da mente do outrora astro chinês Jimmy Wang Yu (diretor, produtor, ator e roteirista de várias pérolas da pancadaria), este filme é um clássico das produções picaretas de Kung Fu que se alastravam na Ásia em meados da década de 70.
Wang Yu já fazia sucesso em sua terra natal desde 1967, quando estrelou THE ONE-ARMED SWORDSMAN, clássico do gênero Wuxia (filmes que narram as aventuras de lutadores e personagens míticos da história da China, assemelhando-se aos romances de cavalaria ocidentais) produzido pelo Shaw Brothers Studios. Muitos atribuem a ele o primeiro boom dos filmes de luta sem armas na China, com o filme THE CHINESE BOXER de 1970, também conhecido como HAMMER OF THE GODS, e muito pouco tempo depois um certo rapaz chamado Bruce Lee iria revolucionar e solidificar o gênero dentro e fora da China, tornando-o uma verdadeira epidemia mundo afora.
Na verdade, O MESTRE DA GUILHOTINA VOADORA é uma sequência direta do filme ONE ARMED BOXER de 1973, também dirigido e estrelado por Wang Yu. No primeiro filme, o protagonista Liu Ti Lung faz parte de uma escola de artes marciais que entra em conflito com uma escola rival. Os inimigos, na impossibilidade de ganharem em uma competição justa, armam uma emboscada, contratando vários assassinos de aluguel, promovendo assim um massacre em que todos da escola de Liu Ti Lung são mortos, restando apenas ele como sobrevivente, que acaba perdendo um braço. Após um treino árduo, o agora “lutador de um braço só” inicia sua sangrenta vingança contra o clã inimigo.
Este é o ponto de partida desta sequência. Dois lutadores que foram derrotados no filme anterior (que estranhamente se disfarçavam de monges tibetanos) eram, na verdade, discípulos de um velho mestre de Kung Fu, Fung Sheng Wu Chi, que havia sido contratado pelo Imperador Yung Cheng para encontrar e matar rebeldes avessos à nova Dinastia Manchu Ching, utilizando-se de uma nova e poderosa arma, a Guilhotina Voadora. Essa engenhoca é digna de uma explicação mais detalhada: basicamente consiste em uma espécie de leque circular, algo como a armação de um pequeno guarda-chuva revestido por um tecido e uma rede, presos a uma corrente, com inúmeras lâminas no interior. Ao ser lançada, soa como o disparo de uma arma de fogo, e a armação envolve a cabeça do oponente, que tem a mesma decepada no momento em que a corrente é puxada de volta.
Ao receber a notícia da morte de seus discípulos através de um pombo-correio, o velho mestre, que é cego, decide vingá-los lançando mão desta insólita arma. Após destruir a casa onde vivia disfarçado nas montanhas, Fung Sheng Wu Chi parte em peregrinação à procura de Liu Ti Lung, trajando uma espalhafatosa vestimenta vermelha e amarela, com uma enorme suástica estampada em seu peito (?).
Liu Ti Lung agora possuí uma escola de artes marciais famosa, e seu nome se tornou bem conhecido no país. Ele recebe a notícia de que haverá um torneio de lutas promovido por uma grande escola, e mesmo não tendo intenção de participar, é convencido por seus alunos a comparecer e levá-los para o evento, para que possam conhecer novos mestres e novos estilos de luta.


Filme idolatrado por Quentin Tarantino.


CÓPIA DO ORIGINAL. COLORIDO. DUBLADO.




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