O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A GLÓRIA DE UM COVARDE





Título Original: The Red Badge of Courage
Gênero: Drama
Origem/Ano: EUA/1951
Duração: 69 min
Direção: John Huston
Elenco:
Andy Devine...
Robert Easton...
Douglas Dick...
Tim Durant...
Arthur Hunnicutt...
Royal Dano...
John Dierkes...
Bill Mauldin...
Audie Murphy...
transp.gif (45 bytes)The Cheerful Soldier
transp.gif (45 bytes)Thompson
transp.gif (45 bytes)The Lieutenant
transp.gif (45 bytes)The General
transp.gif (45 bytes)Bill Porter
transp.gif (45 bytes)The Tattered Soldier
transp.gif (45 bytes)Jim Conklin
transp.gif (45 bytes)Tom Wilson
transp.gif (45 bytes)Henry Fleming


Sinopse: Retrata o lado humano da Guerra Civil Norte-Americana. O filme, baseado no clássico da literatura de Stephen Crane, conta com a presença ilustre de Audie Murphy, herói condecorado da Segunda Guerra Mundial.

Henry Fleming (Murphy), um recruta que inicia um de seus maiores dramas e desafios pessoais é enviado para lutar na guerra civil. Ele é um jovem inseguro e despreparado. Seu medo é maior que sua bravura. Mas, ele começa a perceber que esse comportamento não o levará a lugar nenhum. Duas batalhas são iniciadas: uma pessoal e outra real.

Enfrentar o medo e encará-lo de frente passa a ser o lema de Henry. Ele conta com a amizade de Tom Wilson (Bill Mauldin, de Teresa), um sábio e avoado soldado no filme, cartunista de guerra na vida real. Juntos ele tentarão encontrar os caminhos da coragem e da lealdade em meio aos tiros e mortes de seus colegas.

Quando ele se depara com a morte, sua primeira reação é fugir dali. Mas seu instinto e orgulho voltam à tona e sua coragem é resgatada. Afinal, ele é parte de um grupo, e precisa reagir e ajudar seu batalhão.

A Glória de Um Covarde permanece como um dos memoráveis retratos humanos da guerra e conta com a fotografia de Harold Rosson, que foi inspirado pelas imagens reais da Guerra Civil Norte Americana, do fotógrafo Matthew Brady. Jonh Huston precisou brigar com o estúdio para garantir a contratação de dois soldados de verdade nos papéis principais do filme. O resultado final comprova que o diretor tinha razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com