O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

terça-feira, 2 de agosto de 2011

FLECHAS DE FOGO


Título original: Broken Arrow
Ano: 1950
Gênero: Western, Drama
Duração: 93 Minutos
Diretor(a): Delmer Daves
Elenco: James Stewart, Jeff Chandler, Debra Paget, Basil Ruysdael

Sinopse:
Em 1870, a guerra cruel entre os colonizadores e os Apaches durava 10 anos. O Ex-soldado Tom Jeffords salva a vida de um índio Apache e começa a perguntar-se  se os índios são seres humanos. 
Ele aproveita a aproximação para tentar um entendimento. Contra todas as probabilidades, a sua missão solitária na fortaleza de Cochise abre um diálogo. 
Oportunamente, o presidente envia o General Howard, com ordens para celebrar a paz. Mas, mesmo com vontade, o profundo ressentimento e ódio de ambos os lados fazem o fracasso muito provável ...


Indicações e Prêmios:
- Indicado ao Oscar de de melhor Melhor Ator Coadjuvante (Jeff Chandler), melhor fotografia e roteiro.
- Indicado ao Globo de Ouro como melhor fotografia
- Ganhou o Globo de Ouro como Melhor Filme Promoção de Compreensão Internacional

Curiosidades:
- Broken Arrow é notável por ser um dos primeiros filmes western a retratar os nativos americanos de forma simpática e equilibrada
- James Stewart era 25 anos mais velho que Debra Paget , que tinha apenas 16 anos na época das filmagens.
- Baseado na Guerra dos Apaches

Frase:
"A história começou quando vi abutres circulando no céu. O abutre é um pássaro muito esperto. Alguma coisa ou alguém ia morrer. Pensei que seria um veado ferido, um coelho ou uma serpente. Não era um coelho e nem um veado. Seu tipo era mais perigoso que uma serpente. Ele era um Apache."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com