Durango Kid era uma série de aventuras do tipo faroeste, originalmente produzido para o cinema, onde o mocinho se vestia todo de roupa preta, usava uma máscara (também preta) no rosto para encobrir sua verdadeira identidade, galopando um belo cavalo branco chamado Corisco. Era um mocinho rápido no gatilho, acertava e desarmava qualquer bandido do velho oeste, num piscar dos olhos.
O nosso herói apareceu pela primeira vez num filme classe B chamado The Durango Kid, que faz parte de um pacote de filmes chamados de "Durango Kid Series", apresentado pela primeira ao público em 15 de agosto de 1940, dirigido por Lambert Hillyer e roteiros de Paul Franklin, em preto e branco, com duração de aproximadamente 61 minutos, filmado num rancho na Califórnia. O filme tinha no seu elenco Charles Starret (interpretando Durango Kid e Jim Lowery), Luana Walters, Kenneth MacDonald, Francis Walker, Forrest Taylor, entre outros.
Em 1945, o nosso herói apareceu novamente numa outra série intitulada "The Return of Durango Kid", dirigido por Derwin Abrahams, roteiros de J. Benton Cheney, apresentado pela primeira vez ao público norte-americano em 19 de abril de 1945, estrelado por Charles Starret (como Durango Kid e desta usando o nome de Bill Blaydon), Tex Harding, Jean Stevens, John Calvert e os músicos da banda The Jesters, entre outros.
Esta nova série de Durango Kid iniciou em 1945 e terminou em 1952, com 64 episódios. Toda a produção contou também com a colaboração do dublê Jock Mahoney que substitui Ted Mapes. Durango Kid teve como parceiro Smiley Burnette que fazia a figura do "sidekick", que eram geralmente um parceiro do mocinho, uma figura engraçada, complicada, desengonçada que davam um toque de humor para contrabalançar as cenas violentas e os enredos pesados, principalmente para o público infantil.
Também era muito comum os heróis do oeste daquela época como Roy Rogers, Gene Autry e outros, serem cantores, o que não era o caso de Charles Starret, por isso nos filmes de Durango Kid eram apresentados diversos grupo musicais. Os filmes do nosso herói eram apresentados nos cinemas onde haviam sessões duplas aos domingos.
Na primeira sessão geralmente eram apresentados os filmes já conhecidos pelo público (como Durango Kid) e em seguida vinha o filme principal, por isso que esse tipo de filme foram chamados de "B-Western Serial" (ou filme B), que passaram a denominar todos aquele filmes produzidos com baixo orçamento e qualidade.
O personagem Durango Kid não foi interpretado apenas por Charles Starrett. Em 1953, Wally Cassel interpretou o personagem num filme chamado "Law and Order" e em 1990, Joe Pantolino fez o herói num filme para a televisão intitulada "El Diablo". No Brasil a série Durango Kid foi apresentada pela extinta TV Tupi na década de 60.
Charles Starrett nasceu no dia 28 de março de 1903 em Athol, Massachusetts, Estados Unidos e ficou conhecido pela sua interpretação de Durango Kid nos filmes de faroeste da Columbia Pictures. Graduou-se na Worcester Academy em 1922 e depois foi estudar na Dartmouth College. Passou a interessar em representar quando tomou parte de um jogo de futebol americano no time da Darmouth, que participaram do filme chamado "Quaterback" em 1926. Pouco tempo depois entrou para vaudeville, começou fazendo trabalhos regionais e finalmente chegou a Broadway.
Depois em 1930 interpretou um papel romântico em "Fast and Loose" juntamente com Miriam Kopkin, Carole Lombard e Frank Morgan. Em 1933 ajudou a organizar a Screen Actors Guilde e em 1936 foi contratado pela Columbia Pictures, onde se tornou uma das dez estrelas do faroeste, chegando a fazer 115 filmes de faroeste, em 16 anos. Depois de interpretar um xerife e guarda-florestais, Starret ganhou notoriedade pelo seu desempenho em Durango Kid, personagem que ele interpretou em 1940.
O personagem foi reavivado em 1945 e durou até 1952. Starret também fez par com Smiley Burnette por longo anos em diversos filmes. Quando a série Durango Kid se encerrou, Charles Starrett, que na época estava por volta dos seus 48 anos, estava muito rico e muito bem situado na vida. Foi casado com Mary McKinnon com quem teve 2 filhos (gêmeos). Charles Starrett morreu em 22 de março de 1986.
Elenco de apoio que atuaram na maioria das vezes:
Luana Walters (Nancy Winslow)
Kenneth Mac Donald (Mace Ballard)
Francis Walker (Steve)
Forrest Taylor (Ben Winslow)
Melvin Lang (Marshal Trayboe)
Bob Nolan (Bob)
Pat Brady (Pat)
Frank LaRue (Sam Lowry)
Principais Fontes Bibliográficas
Todos os títulos se referem a exibições no Brasil.
|
- O Desfiladeiro da Morte (El Dorado Pass, 1948)
- Rápido no Gatilho (Quick on the Trigger, 1948)
- Desafio da Serra (Challenge of the Range, 1949)
- A Pista do Renegado (Laramie, 1949)
- Senda de Fogo (The Blazing Trail, 1949)
- Vereda do Norte (South of Death Valley, 1949)
- Bandidos do Eldorado (Bandits of El Dorado, 1949)
- Vigilantes do Deserto (Desert Vigilante, 1949)
- Cavaleiro das Serras (Horsemen of the Sierras, 1949)
- Renegados do Deserto (Renegades of the Sage, 1949)
- Avançada de Fogo (Frontier Outpost, 1949)
- Rio Perdido (Trail of the Rustlers, 1950)
- O Exilado do Planalto (Outcast of Black Mesa, 1950)
- O Dínamo do Texas (Texas Dynamo, 1950)
- A Caverna do Diabo (Streets of Ghost Town, 1950)
- Terra dos Bandidos (Across the Badlands, 1950)
- O Anel da Traição (Raiders of Tomahawk Creek, 1950)
- Campeão dos Desamparados ( Lightning Guns, 1950)
- O Valente da Montanha (Prairie Roundup, 1951)
- Defensor dos Desamparados (Ridin' the Outlaw Trail, 1951)
- Avalanche de Sangue (Fort Savage Raiders, 1951)
- Os Tenebrosos (Snake River Desperadoes, 1951)
- Armadilha Sinistra (Bonanza Town, 1951)
- Contrabandistas da Fronteira (The Kid from Amarillo, 1951)
- Fúria Ciclônica (Cyclone Fury, 1951)
- Sinal de Traição (Pecos River, 1951)
- O Barranco da Morte (Smoky Canyon, 1952)
- O Gavião do Rio Bravo (The Hawk of Wild River, 1952)
- Ferradura Acusadora (Laramie Mountains, 1952)
- O Protetor dos Fracos (The Rough, Tough West, 1952)
- O Gancho da Morte (Junction City, 1952)
- Depoimento Acusador (The Kid from Broken Gun, 1952)
OBS: Os filmes e séries são de qualidade razoável para boa, em sua maioria. Existem poucos com ótima qualidade. Claro que existem muitas raridades que não se consegue com imagem boa, então alguns poucos dvds estão com qualidade de razoável para menos, digamos assim. Mas só vendo os dvd's com episódios ou filmes que dão, no mínimo, para assistir sem reclamar. Possuo mais ou menos 60 dvd's com gravações de filmes e séries de Durango Kid. Ainda estou comprando, baixando, tentando conseguir mais...
Se tiver interesse, entre em contato: jeancarlospassos@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com