O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

terça-feira, 26 de julho de 2011

SETE HOMENS E UM DESTINO




Sinopse:

Em um vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris (Yul Brynner) e Vin (Steve McQueen), dois pistoleiros desempregados que estão dispostos, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, que concordam por motivos diversos, a defendê-los de Calvera. A vitória parecia assegurada, mas Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.








Elenco:

Yul Brynner (Chris Adams)
Eli Wallach (Calvera)
Horst Buchholz (Chico)
Steve McQueen (Vin)
Charles Bronson (Bernardo O'Reilly)
Robert Vaughn (Lee)
Brad Dexter (Harry Luck)
James Coburn (Britt)
Jorge Martínez de Hoyos (Hilario)
Vladimir Sokoloff (Velho)
Rosenda Monteros (Petra)
Rico Alaniz (Sotero)
Natividad Vacío (Miguel)
Robert J. Wilke (Wallace) 


Informações Técnicas:

Título Original: The Magnificent Seven
Gênero: Faroeste
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1960
Direção: John Sturges
Roteiro: William Roberts, baseado em roteiro de Akira Kurosawa, Walter Bernstein e Walter Newman
Produção: John Sturges
Música: Elmer Bernstein


Premiações:

- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Trilha Sonora. 


Curiosidades

- O roteiro de Sete Homens e Um Destino foi inspirado no de Os Sete Samurais, filme dirigido por Akira Kurosawa e lançado em 1954.
- O ator Robert Vaughn, que interpreta o personagem Lee em Sete Homens e Um Destino, participou da série de TV "The Magnificent Seven", lançada em 1998, interpretando o juiz Oren Travis.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com