O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SAM WHISKEY - UM HOMEM DE OURO


Sinopse:

Sam Whiskey é um aventureiro que não consegue ficar longe de confusão. Ele chega a cidade em busca de um banho rápido, mas arruma uma briga com o ferreiro Jed que não o deixa pegar a banheira primeiro. Apesar da surra que leva, ele gosta de Jed, que se mostra amigável e lhe empresta o tanque de água de sua ferraria para que se lave. O motivo da pressa de Sam é que ele tem um encontro de negócios com uma dama que está para chegar.
Quando a dama de nome Laura chega, ela propõe à Sam um serviço maluco: o de resgatar barras de ouro afundadas num navio. E depois, devolvê-las à Casa da Moeda em Denver. O motivo é que o falecido marido dela roubou as barras e trocou-as por chumbo. Laura quer repor as barras, antes que seja descoberta a substituição por ocasião da cunhagem de moedas.
Sam não quer o serviço, mas acaba concordando quando a viúva aumenta o prêmio e o leva para a cama. Sam então chama o ferreiro Jed e um velho amigo do Exército, que agora é inventor. O trio parte para o rio, seguido por um homem misterioso que sabe das barras de ouro e tudo fará para roubá-las dos homens.


Título no Brasil: Sam Whisky - Um Homem de Ouro/Sam Whiskey, O Proscrito 
Título Original: Sam Whiskey
Direção: Arnold Laven
Ano de Produção: 1969 
País de Origem: EUA
Gênero: Western
Duração: 96 min.
Idioma: English 
Cor: Colorido



Elenco: 


Burt Reynolds ... Sam Whiskey 
Clint Walker ... O. W. Bandy 
Angie Dickinson ... Laura Breckenridge
Ossie Davis ... Jed Hooker 
William Schallert ... Mr. Perkins (mint superintendent) 
Woodrow Parfrey ... Thorston Bromley (Treasury inspector) 
Rick Davis ... The Fat Man 
Anthony James ... Cousin Leroy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com