O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

terça-feira, 28 de junho de 2011

A VERDADEIRA GLÓRIA



Sinopse

Filipinas, 1906. Uma insurreição dos moros faz o exército americano em Manila analisar o assunto. Sem poder mandar exércitos, é decidido levar especialistas para a região dominada pelos moros, para ensinar os nativos a se defenderem. São enviados o capitão George Manning (Russell Hicks), que conhece o território moro; o capitão Steve Hartley (Reginald Owen), o melhor instrutor na ativa; o tenente Swede Larson (Broderick Crawford), que jamais desobedeceu uma ordem; e o tenente McCool (David Niven), que jamais obedeceu uma ordem, mas é o melhor nas Filipinas. Junto com eles está o tenente Bill Canavan (Gary Cooper), um médico da marinha, que tem como função manter os outros quatro vivos. Rafael (Charles Waldron), um padre que sempre viveu na região, pede ao coronel Hatch (Roy Gordon) que o exército não deixe Mysang (conhecido como o alçapão filipino), pois Alipang (Tetsu Komai), o principal chefe moro, uniu todas as tribos em Mindanao. Alipang espera a partida dos exércitos para que os moros desçam dos morros e ataquem a região, matando os homens e escravizando mulheres e crianças. Logo o próprio Hatch sentirá na pele a verdade desta afirmação, quando é morto por um guerreiro, em uma missão praticamente suicida, enviado pelos moros. O próximo comandante, Manning, tem o mesmo fim. Então Hartley assume o comando, mas ele carrega um problema que ninguém sabe: está ficando cego.





Título original: (The Real Glory)


Lançamento: 1939 (EUA)


Direção: Henry Hathaway


Atores: Gary Cooper, David Niven, Andrea Leeds, Reginald Owen.


Duração: 95 min


Gênero: Aventura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com