O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

segunda-feira, 11 de abril de 2011

THE LONE RANGER - O CAVALEIRO SOLITÁRIO - FILMES E SÉRIES

   O Zorro ou The Lone Ranger surgiu pela primeira vez como uma série de rádio criado por George W. Trendle, contando com a colaboração de toda a equipe da estação de rádio e desenvolvido pelo escritor Fran Striker.


O personagem principal era um ex-ranger, uma espécie de guarda-florestal do Texas, que andava com seu rosto coberto com uma máscara e montado num cavalo branco conhecido como Silver, pelo oeste norte-americano, no tempo das diligências, para corrigir as injustiças, juntamente com um índio americano, inteligente e lacônico chamado Tonto. O Cavaleiro Solitário era famoso pelo seu grito de "Hi-yo Silver, away!, quando ele saía a galope. No rádio e posteriormente na televisão esse grito sempre aparecia em sua abertura habitual.
A música tema da série e que marcou profundamente o herói mascarado foi o final de “William Tell Overture” de Gioacchino Rossini, bem como outras seleções clássicas de músicas incindentais de Wagner, Mendelssohn, Liszt e Tchaikovsky que estavam sempre presentes em diversas associações e momentos. O tema principal foi conduzido por Daniel Pérez Castaneda.


O primeiro episódio do Cavaleiro Solitário aconteceu no dia 30 de janeiro de 1933, pela rádio WXYZ, em Detroit, Michigan e posteriormente pela outras emissoras. Os primeiros episódios da série foram escritos por Fran Striker para uma estação em Bufalo, Nova Iorque. O herói mascarado era um ranger do Texas conhecido simplesmente por Reid, que estava procurando um criminoso chamado Butch Cavendish e sua gangue, juntamente com um grupo de outros rangers. O grupo era liderado pelo Capitão Reid e seu irmão, porém seus primeiros nomes nunca foram mencionados.
Na rádio o Cavaleiro Solitário foi interpretado por vários atores como George Seaton, Jack Deeds e Earle Graser, que morreu num acidente de carros após a gravação de somente cinco episódios da série, no dia 8 de abril de 1941. A partir de então a voz foi interpretado por Brace Beemer, que fazia o papel e a narração da série. Tonto foi interpretado por John Todd e às vezes por Roland Parker. O último episódio da série no rádio aconteceu em 3 de setembro de 1954.
The Lone Ranger (Zorro) também inspirou inúmeros comics, livros e dois filmes serials, de 15 capítulos cada, produzidos pela Republic Pictures: "The Lone Ranger" em 1938, estrelado por Lee Powell e "The Lone Ranger Rides Agains" em 1939, interpretado por Robert Livingston. Em seguida surgiu a série de televisão Lone Ranger, em "live-action", entre 1949 a 1957, num total de 221 episódios, protagonizado por Clayton Moore, entretanto o personagem também foi interpretado por John Hart entre 1952 a 1954. Jay Silverheels interpretou Tonto.

A série de televisão tinha como narrador inicialmente Gerald Mohr, que também narrou sete episódios da série de rádio nos anos de 1949, 1950 e 1952. Fred Foy que também narrou a série de rádio em 1948, se tornou o anunciador na versão para a televisão quando o programa de rádio foi encerrado.

Embora George W. Trendle tinha o título como produtor, ele reconheceu que a sua experiência na rádio não seria adequada para produzir uma série de televisão, desse modo, a MGM resolveu trazer o veterano produtor Jack Chertok, que trabalhou como produtor para os primeiros 182 episódios da série televisiva.

No meio de uma das temporadas da série, o ator Clayton Moore, entrou em conflito, por motivos nunca explicados adequadamente, provavelmente por questões salariais, com os produtores e foi ficou afastado e em seu lugar foi contratado o ator John Hart por duas temporadas. Depois Moore retornou a desempenhar o papel novamente até o encerramento da série, que terminou em 12 de setembro de 1957, embora a rede ABC reprisasse a série por vários outros anos.

Duas longas metragens também foram produzidas com Moore e Silverheels: "The Lone Ranger" em 1956 e "The Lone Ranger and the Lost City of Gold" em 1958. Alguns anos depois, em 1961, a rede CBS resolveu reavivar a série de televisão com o título de "Return of the Lone Ranger" (O Retorno do Cavaleiro Solitário), mas somente o episódio piloto foi concluído. O herói era interpretado por Tex Hill nesta produção.

Uma série animada The Lone Ranger (Zorro) aconteceu entre 1966 a 1968, produzido pela Format Films, com vozes de Michael Rye como Cavaleiro Solitário e Shepard Menken como Tonto, que foi exibido originalmente pela rede CBS, nos Estados Unidos, com duração de 30 episódios, separados em três segmentos cada, formando um total de 90 apresentações. Estas aventuras tinham o tom e a natureza de uma ficção científica, os enredos eram bastante estranhos e bizarros. Até mesmo o vilão do herói era um anão.
Por volta de 1980 a 1982 O Cavaleiro Solitário foi caracterizado como Zorro e Tarzan em "The Tarzan/lone Ranger Adventures Hour" e "The Tarzan/Lone Ranger/Zorro Adventures Hour", produzida pela Filmation, com voz de William Conrad como o homem mascarado, entretanto nos créditos foi listado como J. Darnoc (Conrad soletrado de trás para frente). A voz de Tonto foi interpretado por Ivan Naranjo. O desenho animado teve 14 episódios, cada episódio foi dividido em duas aventuras, totalizando um total de 28 histórias.

Em 2001, a Gootimes Home Video realizou um vídeo chamado "The Lone Range: The Lost Episodes", mostrando capítulos perdidos, juntamente com clipes do primeiro consecutivo e outras coisas como comerciais com Moore e às vezes com Silverheels, entre outros.

Em 2003, a rede Warner Bros realizou um telefilme de duas horas do Cavaleiro Solitário para a televisão e também como uma possível série posterior, mas o filme, assim como o filme de 1981, mostrou uma história contraditória, tornado o herói numa versão de Zorro vaqueiro e, por conseguinte o projeto acabou sendo arquivado.
O Cavaleiro Solitário foi comercializado também como brinquedo, vídeo game e até em livros. O primeiro romance surgiu em 1936 e eventualmente publicados em 18 volumes. O primeiro livro foi escrito por Gaylord Dubois e os outros por Fran Striker, utilizando o nome de Francis Hamilton. Striker também re-editou e re-escreveu partes de edições posteriores do primeiro romance. As publicações entre 1936 e 1956, foram encadernados por Grosset and Dunlap, e estas histórias foram reimprimidas em 1978 através da editora Pinnacle Books.

Clayton Moore nasceu como Jack Carton Moore em 14 de setembro de 1914 e ficou famoso por interpretar o personagem Lone Ranger (O Cavaleiro Solitário), apresentado equivocadamente como Zorro, no Brasil. Antes de iniciar sua carreira de ator, Moore foi trapezista e dublê de atores em serials da Republic, até o seu sucesso a partir de 1949.
Depois do encerramento da série de televisão, Moore praticamente não obteve outras propostas, pois o personagem acabou marcando demasiadamente em sua carreira e passou a fazer aparições públicas beneficente sempre vestidas como o personagem.
Por volta de 1975, acabou sendo proibido de se apresentar como o herói mascarado pelo uso indevido da marca e então passou a usar um óculo escuro e chapéu de cowboy, o que lembrava bastante a figura do mascarado. Foi casado quatro vezes e morreu em 28 de dezembro de 1999, em Los Angeles.


Jay Silverheels nasceu como Harold J. Smith, no dia 26 de maio de 1919 e mudou o nome de nascimento legalmente para o artístico em 1971. Jay era um índio puro da raça Mohawk, nascido numa das Seis Nações Reserva índia em Brantford, Ontario, Canadá e era um, de sete irmãos e irmãs.
Jay Silverheels era viúvo de Mary Diroma, que morreu em 1946, com quem teve dois filhos. Ele morreu em 5 de março de 1980. Seu corpo foi cremado e mais tarde suas cinzas voltaram a ser enterradas na reserva indígena de Six Nations Indians Reserve. Seu nome permanece na Calçada da Fama de Hollywood na 6538 Hollywood Boulevard.







                      SÉRIE COM 8 EPISÓDIOS COLORIDOS DE ÓTIMA QUALIDADE.


                      
                        ÚNICO ZORRO COM O ATOR ROBERT LIVINGSTONE.




                                            SÉRIE EM 15 EPISÓDIOS DE ALTA QUALIDADE.



                                SÉRIE PROTAGONIZADA POR LINDA STIRLING, EM DVD ÚNICO DE QUALIDADE ÓTIMA. 15 EPISÓDIOS.




               2 EPISÓDIOS CLÁSSICOS COM CLAYTON MOORE & JAY SILVERHEELS.



OS 6 PRIMEIROS EPISÓDIOS DO ZORRO PROTAGONIZADOS POR CLAYTON MOORE & JAY SILVERHEELS.



                                                                    LONG-METRAGEM



                                                    4 ÓTIMOS EPISÓDIOS DO ZORRO.


                            VÁRIOS EPISÓDIOS EM MAIS DE 400 MINUTOS E DOIS DVD'S.




                                                               LONGA-METRAGEM



                                                                LONGA-METRAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Problemas? Sugenstões? Dúvidas? Informe... jeancarlospassos@hotmail.com