O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa "ocidental" e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west - e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.
Ainda que os westerns tenham sido um dos géneros cinematográficos mais populares da história do cinema e ainda tenha muitos fãs, a produção de filmes deste género é praticamente residual nos tempos que correm, principalmente depois do desastre comercial do filme Heaven's Gate (As portas do céu, em Portugal e O portal do paraíso no Brasil), de Michael Cimino, no início da década de 1980. Contudo, houve ainda alguns sucessos comerciais posteriores que foram, inclusive, galardoados com o Óscar de melhor filme, como Dances with Wolves (Dança com Lobos) de Kevin Costner, ou Unforgiven (Os Imperdoáveis, no Brasil) de Clint Eastwood. Mas os westerns que vêm à memória da maioria dos cinéfilos são, mesmo, os da sua época áurea: os filmes de John Ford, Howard Hawks, entre outros nomes primeiros do cinema.

Contato:

sombrasvermelhasfaroeste@hotmail.com

ou

jeancarlospassos@hotmail.com

ou

sombrasvermelhasfaroeste10@hotmail.com

(0xx73) - 9 9138-6206 Celular da TIM. (WhatsApp).

domingo, 29 de maio de 2011

EL DORADO




El Dorado

Ano: 1966
Duração: 126 mins
Título Original: El Dorado
Diretor: Howard Hawks
Elenco: John Wayne, Robert Mitchum, James Caan, Charlene Holt, Paul Fix, Arthur Hunnicutt, R.G. Armstrong, Michele Carey, Edward Asner, Christopher George.

Sinopse

Clássico do Western em que o pistoleiro Cole Thornton decide ajudar seu amigo Bart Jason, um xerife alcoólatra, que está correndo perigo depois de se envolver em uma disputa entre duas famílias por terras. 

COMENTÁRIO:

El Dorado é um dos últimos filmes do maior gênio do cinema norte-americano, Howard Hawks, feito depois de ele ter finalmente compreendido a queda da ideologia pragmática e situada em um universo retrógrado e apolítico que procurava utilizar como regência da grande maioria de seus filmes – principalmente daqueles em que seu código de honra e ética pessoal, transportado quase sempre para o velho oeste, era posto em prova ou simplesmente evocado de certa forma. E é justamente por isso que o filme todo é permeado por uma atmosfera de auto-sátira, auto-homenagem, auto-releitura. Não apenas ao seu próprio universo, mas ao cinema clássico, de uma forma geral.
Alguns especialistas consideram Hatari! como o divisor de águas entre o Hawks clássico e o Hawks moderno. Não discordo. A aventura africana protagonizada pelo seu talismã John Wayne talvez seja o filme em que o diretor mais se desloca, ou realmente de desprende, por definitivo, da sociedade em que vivia. É um filme de universo próprio, fechado em sua teoria de conduta particular, construído exclusivamente para que Hawks desfilasse boa parte de suas principais temáticas e interligando-as em um mesmo ponto de convergência – aliás, Hatari! é outro dos filmes que preciso rever com urgência, já que fazem uns quatro anos que assisti.
O El Dorado, portanto, faz parte da segunda fase, já que foi feito depois (né). E também não discorda. A primeira hora do filme, que talvez seja o que o prólogo mais extenso de toda a história do cinema que eu conheço até o momento, nada mais é do que uma pequena homenagem de Hawks a um gênero que, como ele mesmo já previa anteriormente, junto de Peckinpah (vide Pistoleiros do Entardecer) e alguns outros realizadores, estava terminando de cavar sua própria cova – que levaria junto consigo outras grandes figuras da primeira metade do século XX, como o cinema insinuante de Billy Wilder e os musicais embebidos de alegria da velha Hollywood.
A pequena viagem do personagem de John Wayne, um pistoleiro de encomenda, evoca, separadamente, filmes como Por um Punhado de Dólares, de Sergio Leone – o homem que surge em meio a uma guerra entre duas famílias, mas que, diferentemente do filme do italiano, não se apega a ela antes de encontrar uma necessidade particular -; Parceiros de Morte, de Sam Peckinpah, em especial pelo senso de justiça e de ética que fazem com que o remorso sobreviva como conseqüência da tragédia mesmo em meio a um mundo regido invariavelmente pela frieza individualista – personificada na figura do pai e sua reação à morte do filho; e O Homem Que Matou o Facínora, de John Ford, que tem por base o estudo do mito, explorado na magnífica seqüência do bar; entre outros.
Aliás, o curioso é que Hawks, em El Dorado, joga com o clássico de maneira bastante inusitada, de certa forma até mesmo transgressora, estruturando a primeira parte do filme em elipses carregadas de inexatidão e sem previsão de rumo, em um processo de quase improviso. E pelo menos dois elementos, desta feita não narrativos, mas visuais, demonstram a vigência da modernidade que em breve seria ainda mais explorada em um de seus mais maltratados – pela crítica – e surtados filmes, Rio Lobo: um zoom no rosto do personagem de Wayne, em momento determinante, e um corte descontínuo entre um e outro plano de uma mesma ação, escancarando na tela o processo de montagem do filme – coisa que na época já havia se tornado comum, depois de ser explorado à exaustão pelo seu próprio criador, Jean-Luc Godard, mas que eram incomuns para o cinema classicista do diretor.
Mas é na segunda metade de El Dorado que Hawks finalmente apresenta sua carta-escondida-na-manga, determinando a propulsão de um filme já espetacular ao mais sincero patamar de obra-prima. É o inicio da ‘trama’ principal, quando John Wayne retorna a El Dorado, à briga entre famílias, para auxiliar seu amigo, interpretado com a habitual intensidade de um dos maiores atores de todos os tempos, Robert Mitchum, atualmente xerife desiludido por uma mulher e cada vez mais afogado no alcoolismo – uma das primeiras brincadeiras de Hawks com seu próprio Rio Bravo, construído acerca de um extremo oposto, onde o xerife era auxiliado por um alcoólatra na mesma condição. É a decadência do velho oeste sob forma de uma cidade sem lei, mas o mais interessante é que o principal foco continua sendo Wayne e a desconstrução do mito. Porque John Wayne, no caso, é o velho oeste, e sua condição é determinante para o tom de mortalidade que impregna em cada frame de El Dorado.
E a genialidade de Hawks chega a um nível tão forte, tão ousado, tão imortal, que fica impossível não se impressionar com a versatilidade inquestionável com a qual ele trata do material, que nada mais é do que uma releitura-refilmagem-ueréver de seu principal faroeste – e quando se diz releitura é releitura mesmo, é o próprio Rio Bravo, em seu esqueleto, transposto para a tela, em alguns casos com seqüências idênticas, mas que terminam por ser o extremo oposto das originais em virtude da alternância de um simples elemento. É o mesmo filme, só que em um tom assustadoramente diferente, através do qual Hawks comprova que, com a troca de uma pequena coisinha da cena, pode-se alcançar um resultado final inimaginável, surpreendente – pequenas escolhas e suas conseqüências, hein.
E é assim que Hawks constrói seu conto definitivo sobre a chegada do fim do cinema clássico, em especial do ciclo do faroeste. Porque, quando vemos John Wayne fracassar em meio a uma cena de ação devido a uma bala não removida de suas costas – e que foi projetada por, vejam só, uma mulher – dentro de um filme que, em sua primeira metade, trata exclusivamente do potencial icônico que sua figura mitológica transmite a um filme do estilo, pode-se dizer que o fim já era sem tempo. E é por isso que El Dorado é a maior refilmagem do cinema, caso seja encarado dessa forma. Destruir o que o primeiro filme, um clássico inegável, trabalhou para construir, e ainda assim ser uma das principais obras-primas – apesar de isso ser pessoal – do gênero que está servindo de alvo para a brincadeira o tempo todo, só poderia ser coisa de um filho da mãe como Hawks.

Comentário por: Daniel Dalpizzolo.

CLINT EASTWOOD - 7 FILMES - PARTE 1


Gênero: Faroeste
Ano de Lançamento: 1972
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português



Sinopse: Joe Kidd traz Clint Eastwood no auge da forma como o herói do Oeste nesta história de guerra no campo na virada do século. Filmado em 1971, Kidd une o veterano diretor de westerns John Struges, a clássica paisagem das montanhas, a versatilidade de Robert Duvall e o durão Eastwood como o “vingador contratado” que faz justiça por sua conta. Como todo western, tem tiroteios, conflitos e um final emocionante, com uma locomotiva invadindo o salão onde os bandidos estão escondidos.



Sinopse:

O filme começa em 23 de setembro de 1861 em Osceola, Missouri, no primeiros meses da Guerra Civil Estadunidense.Josey Wales (Eastwood), um pacífico fazendeiro, vê sua família ser brutalmente morta em um incêndio de sua fazenda, depois de um ataque de um bando pró-União do Kansas, os Jayhawkers ou Redlegs, liderados por James H. Lane. Abandonado pelos atacantes que lhe deram como morto, Josey consegue se recuperar mas fica com uma cicatriz no rosto, devido ao golpe de espada desferido por um dos bandoleiros chamado Terrel. Logo em seguida, Josey se junta a um grupo de guerrilha pro-Confederados (bushwhackers ou "border ruffians"), liderados por "Bloody Bill" Anderson . Com o fim da guerra, seus camaradas aceitam se render mas são traídos e mortos pelos mesmos Redlegs (que agora são soldados da União e Terrel é Capitão). Josey, que havia se recusado a se render para continuar sua vingança caçando os Redlegs que mataram sua família, assiste ao fuzilamento dos companheiros. Tenta evitar atacando os soldados inimigos, mas acaba tendo que fugir e com a cabeça colocada a prêmio pelo exército. Vai para o Texas. No caminho, se une a ele um grupo de índios e brancos: uma mulher idosa Yankee do Kansas e sua neta, que Wales resgatou de um bando de Comancheros. Há também um índio idoso e uma mulher índia. Além dos soldados e dos caçadores de recompensa, Wales entra em conflito com os comanches, liderados pelo guerreiro Ten Bears.
Elenco:

Clint Eastwood (Josey Wales)
Dan George (Lone Watie)
Sondra Locke (Laura Lee)
Bill McKinney (Terrill)
John Vernon (Fletcher)
Paula Trueman (Avó Sarah)
Sam Bottoms (Jamie)
Geraldine Keams (Little Moonlight)
Woodrow Parfrey (Carpetbagger)
Joyce Jameson (Rose)
Sheb Wooley (Travis Cobb)
Royal Dano (Ten Spot)
Matt Clark (Kelly)
John Verros (Chato)
Kyle Eastwood (Filho de Josey Wales)
Richard Farnsworth (Comanchero) 

título original:The Outlaw Josey Wales
gênero:Faroeste
duração:02 hs 15 min
ano de lançamento:1976
estúdio:The Malpaso Company
distribuidora:Warner Bros.
direção: Clint Eastwood



Sinopse

Xerife do Arizona vai a Nova York para levar ao seu estado um homem suspeito de assassinato. Mas quando o prisioneiro escapa o policial começa a persegui-lo, com métodos muito pessoais.

Título no Brasil:  Meu Nome É Coogan
Título Original:  Coogan's Bluff
País de Origem:  EUA
Gênero:  Policial
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento:  1968

Clint Eastwood (Walt Coogan)
Lee J. Cobb (Detetive McElroy)
Susan Clark (Julie Roth)
Tisha Sterling (Linny Raven)
Don Stroud (James Ringerman)
Betty Field (Ellen Ringerman)
Tom Tully (Xerife McCrea)



(Two Mules for Sister Sara, 1970)
• Direção: Don Siegel
• Roteiro: Budd BoetticherAlbert Maltz
• Gênero: Comédia/Faroeste/Guerra
• Origem: Estados Unidos/México
• Duração: 116 minutos
• Tipo: Longa-metragem


Sinopse: Nesta aventura desenfreda e anárquica que se desenrola no México do século XIX, Clint Eastwood vive um mercenário americano que salva uma freira dos seus pretensos molestadores. Mais tarde, ele descobre que este encontro casual foi um golpe de sorte, já que ela sabe muito acerca dos oficiais do quartel que ele planeja invadir.

• Shirley MacLaine
• Clint Eastwood  
• Manuel Fábregas
• Alberto Morin



                                                 POR UNS DÓLARES A MAIS


(Per qualche dollaro in più, 1965)
• Direção: Sergio Leone
• Roteiro: Fulvio MorsellaSergio Leone
• Gênero: Ação/Drama/Faroeste
• Origem: Alemanha/Espanha/Itália
• Duração: 131 minutos
• Tipo: Longa-metragem


 Sinopse: Este é o filme do meio da trilogia do "homem sem nome". Aqui, dois caçadores de recompensa estão atrás de um mesmo homem, Indio. Logo percebem que devem se unir para capturá-lo, mesmo sem saberem porque cada um está atrás do bandido.

• Clint Eastwood 
• Lee Van Cleef 
• Luigi Pistilli
• Klaus Kinski 
• Gian Maria Volonté 
• Mara Krupp
• Joseph Egger




(Per un pugno di dollari, 1964)
• Direção: Sergio Leone
• Roteiro: A. Bonzzoni (história)Víctor Andrés Catena (história / roteiro)Sergio Leone (história / roteiro)Jaime Comas Gil (roteiro)Ryuzo Kikushima (roteiro 'yojimbo' não-creditado),Akira Kurosawa (roteiro 'yojimbo' não-creditado)Clint Eastwood (não-creditado)
• Gênero: Ação/Faroeste
• Origem: Alemanha Ocidental/Espanha/Itália
• Duração: 99 minutos
• Tipo: Longa-metragem


• Sinopse: Joe (Clint Eastwood) é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam por contratá-lo; é quando ele percebe que pode ganhar um dinheiro com a situação aceitando a proposta dos dois lados.


• Clint Eastwood  
• Gian Maria Volonté  
• Joseph Egger
• Marianne Koch
• Wolfgang Lukschy
• Sieghardt Rupp
• Antonio Prieto
• José Calvo






(Buono, il brutto, il cattivo, Il, 1966)
• Direção: Sergio Leone
• Roteiro: Luciano VincenzoniSergio Leone
• Gênero: Ação/Drama/Faroeste
• Origem: Espanha/Itália
• Duração: 161 minutos
• Tipo: Longa-metragem


• Sinopse: Três homens - o "Bom", o "Mau" e o "Feio" - estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se unir. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.

• Clint Eastwood 
• Lee Van Cleef  
• Eli Wallach 
• Luigi Pistilli
• Rada Rassimov
• Enzo Petito
• Claudio Scarchilli
• John Bartha


ONDE IMPERA A TRAIÇÃO



Sinopse:

Os mineradores vivem com medo dos bandidos que chegam de uma hora para outra, obrigando-lhes a assinarem a transferência de propriedade para os assaltantes. O xerife Tyrone, mais conhecido como Relâmpago, vai atrás dos bandidos. Ele também tentará descobrir quem matou o seu companheiro Dan Musick e vingar a sua morte. No meio do caminho, ele encontra a simpática Opal, mas ela tem um segredo que o esperto xerife terá que descobrir.


Título no Brasil:  Onde Impera a Traição
Título Original:  The Duel At Silver Creek
País de Origem:  Don Siegel
Gênero:  Faroeste
Tempo de Duração: 74 minutos
Ano de Lançamento:  1952



Elenco: Audie Murphy, Faith Domergue, Stephen McNally.

UM HOMEM CONTRA SEU DESTINO (Sombras do Mal)




Sinopse:

Sem conhecer seus pais desde pequeno, Matt Brown descobre ser o herdeiro de um grande terreno com muitas dívidas. Porém, para exercer total controle sobre o lugar, o jovem deverá provar que merece o "presente" através da administração de uma grande criação bovina. 


Atores: Audie Murphy, Terry Moore, John Denher.


(Cast A Long Shadow)  1959
82:33 Colorido - 12 anos 

REBELIÃO EM DAKOTA


Elenco: Garill merrill, wanda hendrix

Título:Rebelião em Dakota   (The Black Dakotas) 
Ano: 1954
Duração: 65min


Sinopse:Durante a Guerra Cívil Americana, Lincoln manda um emissário para fazer um acordo de paz com os Sioux. Ele também manda um presente: $130,000 em ouro. Isso atrai a atenção de Brock Marsh (Gary Merrill), o líder secreto de um grupo espião Confederado que quer pegar o tratado assinado, bem como o ouro. Ruth Lawrence (Wanda Hendrix) e Mike Daugherty (John Bromfield) lutam juntos contra os planos de Marsh.
Nacionalidade:Estados Unidos
Gênero:Western

REDUTO DE HERÓIS



Sinopse:

Depois da morte do comandante do forte em um ataque indio, um ex-sargento da cavalaria preso depois de ser condenado por um crime que não cometeu, comanda o que restou da unidade do exercito contra os indios que estão em maior numero, e a unica coisa que pode ajuda-los é o fato de eles terem como prisioneiro o filho do chefe dos indios. 


Informações Técnicas
Tí­tulo no Brasil: Reduto de Heróis 
Tí­tulo Original: Fort Corageous 
Direção: Richard H. Landau 
Ano de Produção: 1965 
Paí­s de Origem: U.S.A
Gênero: Western 
Duração: 71min 
Idioma: Espanhol 
Cor: Preto & Branco

Elenco
Fred Beir ... Sgt. Lucas
Don 'Red' Barry ... Capt. Howard (as Donald Barry)
Hanna Landy ... The Mother
Harry Lauter ... Joe
Walter Reed ... Doc
Joe Patridge ... Soldier (as Joseph Patridge)
Michael Carr ... Indian
Fred Krone ... Soldier
George Sawaya ... Indian
Cheryl MacDonald ... Daughter 

sábado, 28 de maio de 2011

RIO GRANDE


Sinopse:

John Wayne e Maureen O`Hara envolvem-se em uma batalha epica, contra os apaches e um contra outro, neste clássico de John Ford. O tenente-coronel Yorke (Wayne) segue para o Rio Grande para combater uma tribo guerreira. Mas Yorke vai enfrentar sua batalha mais difícil, quando seu plano pouco ortodoxo para derrotar os apaches pode leva-lo a corte marcial. Preso numa sangrenta guerra, ele precisa lutar para redimir sua honra e salvar sua familia.




(Rio Grande, 1950)
• Direção: John Ford
• Roteiro: James Warner Bellah (história)James Kevin McGuinness (roteiro)
• Gênero: Faroeste/Romance
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 105 minutos

Elenco:

John WayneMaureen O'HaraHarry Carey Jr.Victor McLaglenBen Johnson,Claude Jarman Jr.Chill WillsJ. Carrol NaishGrant Withers.

LEE VAN CLEEF - UM DOS GRANDES EM TODOS OS TEMPOS !!!



Clarence LeRoy Van Cleef, Jr. (Somerville9 de janeiro de 1925 - Oxnard16 de dezembro de 1989) foi um grande ator nascido nos Estados Unidos da América. 



Lee Van Cleef serviu na Marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial antes de se tornar ator. Ganhou notoriedade no cinema pelos papéis de vilão em filmes de faroeste. Começou como um dos pistoleiros perseguidos por Gary Cooper em "High Noon" ("Matar ou Morrer", no Brasil), de 1952.
Em toda a sua carreira fez cerca de 300 filmes entre produções para o cinema e para a TV. Na década de 1970 era considerado um dos dez atores mais conhecidos na Europa.
Teve problemas com o alcoolismo que o afastaram das telas por alguns anos, mas superou-os na época de ouro dos western spaghetti, trabalhando com o diretor Sergio Leone e o ator Clint Eastwood. Como um dos seus últimos trabalhos cita-se o protagonista do seriado de TV sobre artes marciais conhecido no Brasil por O Mestre.
Foi vítima de um colapso cardíaco, aos 64 anos, em sua mansão.



Nos faroestes nunca houve figura mais ambígua e misteriosa que o grande Lee Van Cleef. Numa carreira com mais de 300 Filmes, nunca se soube ao certo qual papel ele fez melhor: o bom ou o mau. Na verdade, esta simples curiosidade não chegou a atrapalhar Lee Van Cleef nas telas - sua capacidade para atuar fez dele um ator completo. Assim, não fazia diferença se ele personificava um anjo ou o próprio diabo encarnado; ambas as interpretações seriam inesquecíveis. Apesar desta versatilidade, é óbvia sua queda pelos vilões - aqueles párias malditos e impiedosos - cuja ferocidade ganhava um tom ainda mais cruel com sua atuação.
A vocação para dar vida aos bandidos mais sanguinários começou cedo. Logo em 1952 ele participava de um dos maiores clássicos do western, o insuperável "Matar ou Morrer". Na verdade seu papel se resumia a pouquíssimas palavras, meia dúzia delas, e ao lado de outros dois capangas, ele passava grande parte do filme na estação, esperando pelo temido criminoso Frank Miller, sedento por vingar-se do xerife vivido por Gary Cooper. E até mesmo na hora do tiroteio ele teve o infortúnio de ser um dos primeiros a tombar.
Em 1962 Cleef teve mais algumas lições de malvadeza com um expert no assunto: Liberty Valance, o infâme vilão de "O Homem que Matou o Facínora". Novamente ele era um dos capangas do demônio com chicote de prata, vivido por Lee Marvin. Lee Van Cleef aparece em destaque surrando um bêbado (perceberam que maldade?), o pobre jornalista interpretado por Edmond O'Brien.
Mas sua consagração como homem sem coração aconteceu no estupendo "Três Homens em Conflito", de 1966, obra-prima do spaghetti-western dirigido por Sergio Leone. Neste épico clássico ele mata sem a menor clemência o que vê pela frente (ou como diria o amigo Clint Eastwood em "Os Imperdoáveis", ele executa mulheres, crianças e tudo que anda e rasteja!)!
Bem, chega de falar do lado obscuro de Van Cleef, pois ele também podia ser um cavalheiro irrepreensível quando necessário. E foi um ano antes, também ao lado de Clint e de Leone, que Van Cleef participou de "Por uns Dólares a Mais", outra gema rara do faroeste ítalo-americano, numa atuação certeira. Pode-se dizer que nos filmes de Leone ele se sentia em casa. Tanto que nestas produções seus persongens tinham características próprias, como carregar a arma na altura da barriga, ao invés de ao lado do corpo. Mas sua grande e inconfundível marca registrada sempre foi o cachimbo. Adepto do tabagismo, Van Cleef não dispensava uma pitada aqui e outra acolá, enquanto não estava enfrentando mocinhos ou bandidos. O camaleão do Velho Oeste sempre trazia no rosto um sorriso sedutor, capaz de despertar medo e curiosidade. Mais que isso, sua presença marcante enchia de brilho a tela do cinema.







O GRANDE LEE VANN CLEEF
1952

MATAR OU MORRER
(High Noon, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Fred Zinnemann
Elenco: Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Katy Jurado, Otto Kruger, Lon Chaney Jr., Lee Van Cleef e Jack Elam
Música: Dimitri Tiomkin

OS QUATRO DESCONHECIDOS
(Kansas City Confidential / The Secret Four, EUA; policial; preto e branco)
Direção: Phil Karlson
Elenco: George Wallace, Jack Elam, John Payne, Coleen Gray, Preston Foster, Vivi Janiss, Carleton Young, Lee Van Cleef e Neville Brand
Música: Paul Sawtell

BANDO DE RENEGADOS
(The Lawless Breed, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Raoul Walsh
Elenco: Rock Hudson, Julie Adams, John McIntire, Mary Castle, Hugh O'Brian, Forrest Lewis, Lee Van Cleef, Dennis Weaver, George Wallace e Michael Ansara
Música: Joseph Gershenson

HOMENS EM REVOLTA
(Untamed Frontier, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Hugo Fregonese
Elenco: Joseph Cotten, Shelley Winters, Scott Brady, Suzan Ball, Minor Watson, Lee Van Cleef e Fess Parker
Música: H.J. Salter

1953

O CIRCO DA MORTE
(Arena, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Richard Fleischer
Elenco: Gig Young, Jean Hagen, Polly Bergen, Henry Morgan, Lee Aaker e Lee Van Cleef

A VOLTA DOS IRMÃOS CORSOS
(The Bandits of Corsica / The Return of the Corsican Brothers, EUA; aventura; preto e branco)
Direção: Ray Nazarro
Elenco: Richard Greene, Paula Raymond, Raymond Burr, Lee Van Cleef, Clayton Moore, Nestor Paiva, Paul Cavanagh, Michael Ansara, Frank Puglia, Dona Drake e Peter Brocco

O MONSTRO DO MAR
(The Beast from 20,000 Fathoms, EUA; ficção-científica; preto e branco)
Direção: Eugène Lourié
Elenco: Paul Christian, Cecil Kellaway, Paula Raymond, Lee Van Cleef, Donald Woods, Kenneth Tobey e Steve Brodie
Efeitos Especiais: Ray Harryhausen

SUA LEI É MATAR
(Jack Slade / Slade, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Harold D. Schuster
Elenco: Mark Stevens, Dorothy Malone, Barton MacLane, John Litel, Lee Van Cleef, Jim Bannon, Donald Elson e Paul Langton





O VALENTE DE NEBRASKA(The Nebraskan, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Fred F. Sears
Elenco: Phil Carey, Roberta Haynes, Wallace Ford, Richard Webb, Lee Van Cleef e Jay Silverheels

PRIVATE EYES
(Private Eyes, EUA; comédia; preto e branco)
Direção: Edward Bernds
Elenco: Leo Gorcey, Huntz Hall, David Condon, Bennie Bartlett, Bernard Gorcey, Rudy Lee, Lee Van Cleef, Emil Sitka, Joyce Holden, Robert Osterloh, William Forrest, William "Bill" Phillips, Gil Perkins, Peter Mamakos, Lou Lubin, Chick Chandler e Myron Healey
Música: Marlin Skiles

RONDA DA VINGANÇA
(Tumbleweed, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Nathan Juran
Elenco: Audie Murphy, Russell Johnson, Lori Nelson, Roy Roberts, Lyle Talbot, Lee Van Cleef, Chill Wills, K.T. Stevens, Madge Meredith, I. Stanford Jolley, Ross Elliott, Ralph Moody, Eugene Iglesias, Phil Chambers, King Donovan e Harry Harvey
Música: Henry Mancini (não creditado), Milton Rosen e Herman Stein

SEGREDO DE AMANTE
(Vice Squad / The Girl in the Room 17, EUA; policial; preto e branco)
Direção: Arnold Laven
Elenco: Edward G. Robinson, Paulette Goddard, K.T. Stevens, Porter Hall, Adam Williams, Edward Binns, Jay Adler, Lee Van Cleef e Mary Ellen Kay
Música: Herschel Burke Gilbert

WHITE LIGHTNING
(White Lightning, EUA; preto e branco)
Direção: Edward Bernds
Elenco: Barbara Bestar, Gloria Blondell, Steve Brodie, Stanley Clements, Myron Healey, Frank Jenks, Lyle Talbot e Lee Van Cleef

1954

FLECHAS EM CHAMAS
(Arrow in the Dust, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Lesley Selander
Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Keith Larsen, Tom Tully, Lee Van Cleef, Jimmy Wakely, Tudor Owen, John Pickard e Carleton Young

DINASTIA DO TERROR
(Dawn at Socorro, EUA; faroeste; colorido)
Direção: George Sherman
Elenco: Rory Calhoun, Piper Laurie, David Brian, Kathleen Hughes, Alex Nicol, Edgar Buchanan, Mara Corday, Skip Homeier, Lee Van Cleef, Roy Roberts, James Millican e Tristram Coffin
Música: Joseph Gershenson

THE DESPERADO
(The Desperado, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Geoffrey Homes (Daniel Mainwaring)
Elenco: Wayne Morris, Jimmy Lydon, Beverly Garland, Rayford Barnes, Dabbs Greer, Lee Van Cleef, Nestor Paiva, Roy Barcroft, John Dierkes, Richard Shackleton, Tristram Coffin e Lyle Talbot

BICHINHO DE ESTIMAÇÃO
(Gypsy Colt, EUA; infantil; colorido)
Direção: Andrew Marton
Elenco: Donna Corcoran, Ward Bond, Frances Dee, Lee Van Cleef, Nacho Galindo, Larry Keating e Peggy Maley
Música: Rudolph G. Kopp

A PRINCESA DO NILO
(Princess of the Nile, EUA; aventura; colorido)
Direção: Harmon Jones
Elenco: Debra Paget, Jeffrey Hunter, Michael Rennie, Dona Drake, Wally Cassell, Jack Elam, Michael Ansara e Lee Van Cleef
Música: Lionel Newman

SENDA DE SANGUE
(Rails Into Laramie, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Jesse Hibbs
Elenco: John Payne, Mari Blanchard, Dan Duryea, Joyce MacKenzie, Barton MacLane, Lee Van Cleef, James Griffith e Douglas Kennedy

O MACHADO SANGRENTO
(The Yellow Tomahawk, EUA; guerra; colorido)
Direção: Lesley Selander
Elenco: Rory Calhoun, Peggie Castle, Noah Beery Jr., Warner Anderson, Peter Graves, Lee Van Cleef e Rita Moreno

1955

HOMEM SEM RUMO
(Man Without a Star, EUA; faroeste; colorido)
Direção: King Vidor
Elenco: Kirk Douglas, Jeanne Crain, Claire Trevor, William Campbell, Richard Boone, Jay C. Flippen, Myrna Hansen, Mara Corday, Eddy Waller, Sheb Wooley, George Wallace, Frank Chase, Paul Birch, Roy Barcroft, William "Bill" Phillips, Jack Elam, Myron Healey e Lee Van Cleef (não creditado)

IMPÉRIO DO CRIME
(The Big Combo, EUA; policial; preto e branco)
Direção: Joseph H. Lewis
Elenco: Cornel Wilde, Jean Wallace, Brian Donlevy, Richard Conte, Whit Bissell, Ted de Corsia, Philip Van Zandt, Robert Middleton, Helen Walker, Earl Holliman e Jay Adler
Música: David Raksin

I COVER THE UNDERWORLD
(I Cover the Underworld, EUA; policial; preto e branco)
Direção: R.G. Springsteen
Elenco: Sean McClory, Ray Middleton, Lee Van Cleef e Joanne Jordan

UM HOMEM SOLITÁRIO
(A Man Alone, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Ray Milland
Elenco: Ray Milland, Mary Murphy, Ward Bond, Raymond Burr, Lee Van Cleef, Minerva Urecal e Alan Hale Jr.
Música: Victor Young

RENEGADO IMPIEDOSO
(The Road to Denver, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Joseph Kane
Elenco: John Payne, Mona Freeman, Lee J. Cobb, Skip Homeier, Lee Van Cleef, Ray Middleton e Glenn Strange
Música: R. Dale Butts

ARIZONA VIOLENTA
(Ten Wanted Men, EUA; faroeste; colorido)
Direção: H. Bruce Humberstone
Elenco: Randolph Scott, Jocelyn Brando, Richard Boone, Dennis Weaver, Skip Homeier, Leo Gordon e Lee Van Cleef

TREASURE OF RUBY HILLS
(Treasure of Ruby Hills, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Frank McDonald
Elenco: Zachary Scott, Carole Matthews, Barton MacLane, Dick Foran, Lola Albright, Lee Van Cleef, Stanley Andrews, Steve Darrell e Raymond Hatton

THE VANISHING AMERICAN
(The Vanishing American, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Joseph Kane
Elenco: Scott Brady, Audrey Totter, Forrest Tucker, Gene Lockhart, Jim Davis, Jay Silverheels, Lee Van Cleef e Hank Worden

1956

ACCUSED OF MURDER
(Accused of Murder, EUA; suspense; colorido)
Direção: Joseph Kane
Elenco: David Brian, Claire Carleton, Wally Cassell, Vera Ralston, Sidney Blackmer, William Henry, Robert Shayne, Virginia Grey, Warren Stevens, Hank Worden, Lee Van Cleef, Barry Kelley, Richard Karlan, Frank Puglia, Elisha Cook Jr., Ian MacDonald e Greta Thyssen
Música: R. Dale Butts

SANGUE DE BÁRBAROS
(The Conqueror / Conqueror of the Desert, EUA; guerra; colorido)
Direção: Dick Powell
Elenco: John Wayne, Susan Hayward, Pedro Armendariz, Agnes Moorehead, Thomas Gomez, John Hoyt, William Conrad e Lee Van Cleef

INVASÃO DO PLANETA VÊNUS
(It Conquered the World / It Conquered the Earth, EUA; ficção-científica; preto e branco)
Direção: Roger Corman
Elenco: Peter Graves, Beverly Garland, Lee Van Cleef, Sally Fraser, Charles B. Griffith, Russ Bender, Jonathan Haze, Dick Miller, Karen Kadler e Paul Blaisdell
Música: Ronald Stein
Efeitos Especiais: Paul Blaisdell

O REI DO LAÇO
(Pardners, EUA; faroeste/comédia/musical; colorido)
Direção: Norman Taurog
Elenco: Dean Martin, Jerry Lewis, Lori Nelson, Jeff Morrow, Jackie Loughery, John Baragrey, Agnes Moorehead, Lon Chaney Jr., Lee Van Cleef, Stuart Randall, Scott Douglas, Jack Elam e Bob Steele
Música: Frank DeVol

HONRA A UM HOMEM MAU
(Tribute to a Bad Man, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Robert Wise
Elenco: James Cagney, Don Dubbins, Irene Papas, Vic Morrow, Royal Dano, James Griffith, Jeanette Nolan, Stephen McNally, Onslow Stevens e Lee Van Cleef
Música: Miklós Rózsa

1957

THE BADGE OF MARSHALL BRENNAN
(The Badge of Marshall Brennan, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Albert C. Gannaway
Elenco: Jim Davis, Arleen Whelan, Lee Van Cleef, Louis Jean Heydt, Douglas Fowley, Marty Robbins, Harry Lauter e Lawrence Dobkin




NO UMBRAL DA CHINA
(China Gate, EUA; guerra; preto e branco)
Direção: Samuel Fuller
Elenco: Gene Barry, Angie Dickinson, Nat King Cole, Paul Dubov, Lee Van Cleef, Marcel Dalio, James Hong e Paul Busch
Música: Victor Young e Max Steiner

O MORTO VENCEU
(Gun Battle at Monterey, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Carl G. Hittleman e Sidney A. Franklin Jr.
Elenco: Sterling Hayden, Pamela Duncan, Mary Beth Hughes, Lee Van Cleef, Byron Foulger e Ted de Corsia

SEM LEI E SEM ALMA
(Gunfight at the O.K. Corral, EUA; faroeste; colorido)
Direção: John Sturges
Elenco: Burt Lancaster, Kirk Douglas, Rhonda Fleming, Jo Van Fleet, John Ireland, Lee Van Cleef, Frank Faylen, Earl Holliman, Dennis Hopper, Whit Bissell, DeForest Kelley, Kenneth Tobey, Martin Milner e Jack Elam
Música: Dimitri Tiomkin, Ned Washington e Frankie Lane
Efeitos Especiais: John P. Fulton

JOE DAKOTA
(Joe Dakota, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Richard Bartlett
Elenco: Jock Mahoney, Luana Patten, Charles McGraw, Barbara Lawrence, Claude Akins, Lee Van Cleef, Anthony Caruso, Paul Birch, George Dunn, Steve Darrell, Rita Lynn e Gregg Barton
Música: Henry Mancini e Hans J. Salter

LAST STAGECOACH WEST
(Last Stagecoach West, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Joseph Kane
Elenco: Mary Castle, Jim Davis, Victor Jory, Lee Van Cleef, Grant Withers, Roy Barcroft, John Alderson, Glenn Strange, Francis McDonald, Willis Bouchey, Lewis Martin e Tristram Coffin

O HOMEM SOLITÁRIO
(The Lonely Man, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Henry Levin
Elenco: Jack Palance, Anthony Perkins, Neville Brand, Robert Middleton, Elaine Aiken, Elisha Cook Jr., Claude Akins, Lee Van Cleef, Denver Pyle e Philip Van Zandt
Música: Nathan Van Cleave
Efeitos Especiais: John P. Fulton

THE QUIET GUN
(The Quiet Gun, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: William F. Claxton
Elenco: Forrest Tucker, Mara Corday, Jim Davis, Kathleen Crowley, Lee Van Cleef, Tom Brown, Lewis Martin, Hank Worden e Gerald Milton

RAIDERS OF OLD CALIFORNIA
(Raiders of Old California, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Albert C. Gannaway
Elenco: Jim Davis, Arleen Whelan, Lee Van Cleef, Louis Jean Heydt, Douglas Fowley, Harry Lauter e Faron Young

O HOMEM DOS OLHOS FRIOS
(The Tin Star, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: Anthony Mann
Elenco: Henry Fonda, Anthony Perkins, Betsy Palmer, Michael Ray, Neville Brand, John McIntire, Mary Webster e Lee Van Cleef
Música: Elmer Bernstein

1958

PROIBIDO
(Verboten!, EUA; suspense; preto e branco)
Direção: Samuel Fuller
Elenco: James Best, Susan Cummings, Harold Daye, Paul Dubov, Steven Geray, Dick Kallman, Tom Pittman e Lee Van Cleef

ESTIGMA DA CRUELDADE
(The Bravados, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Henry King
Elenco: Gregory Peck, Joan Collins, Stephen Boyd, Albert Salmi, Henry Silva, Kathleen Gallant, Joe De Rita e Lee Van Cleef
Música: Lionel Newman

NA FÚRIA DE UMA SENTENÇA
(Day of the Bad Man, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Harry Keller
Elenco: Fred MacMurray, Joan Weldon, John Ericson, Robert Middleton, Lee Van Cleef, Marie Windsor, Edgar Buchanan, Eduard Franz, Skip Homeier, Peggy Converse, Robert Foulk, Ann Doran, Eddy Waller e Don Haggerty

MACHETE
(Machete, EUA; drama; preto e branco)
Direção: Kurt Neumann
Elenco: Mari Blanchard, Ruth Cains, Albert Dekker, Juano Hernandez, Carlos Rivas e Lee Van Cleef

OS DEUSES VENCIDOS
(The Young Lions, EUA; guerra; preto e branco)
Direção: Edward Dmytryk
Elenco: Marlon Brando, Montgomery Clift, Dean Martin, Hope Lange, Barbara Rush, Maximilian Schell, Mai Britt, Lee Van Cleef e Michael Pataki
Música: Hugo Friedhofer
Direção Musical: Lionel Newman
Efeitos Especiais: L.B. Abbott

1959

GUNS, GIRLS AND GANGSTERS
(Guns, Girls and Gangsters, EUA; policial; preto e branco)
Direção: Edward L. Cahn
Elenco: Mamie Van Doren, Gerald Mohr, Lee Van Cleef, Grant Richards, Elaine Edwards e Paul Fix

O HOMEM QUE LUTA SÓ
(Ride Lonesome, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Budd Boetticher
Elenco: Randolph Scott, Karen Steele, Pernell Roberts, James Best, Lee Van Cleef, James Coburn, Lee Marvin e Donna Reed
Música: Heinz Roemheld

1961

QUADRILHA DO INFERNO
(Posse from Hell, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Herbert Coleman
Elenco: Audie Murphy, John Saxon, Zohra Lampert, Vic Morrow e Lee Van Cleef

1962

A CONQUISTA DO OESTE
(How the West was Won, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Henry Hathaway, John Ford, George Marshall e Richard Thorpe (não creditado)
Elenco: Henry Fonda, Carroll Baker, Lee J. Cobb, Karl Malden, Gregory Peck, George Peppard, Robert Preston, Debbie Reynolds, James Stewart, Eli Wallach, John Wayne, Richard Widmark, Carolyn Jones, Walter Brennan, Andy Devine, Raymond Massey, Agnes Moorehead, Thelma Ritter, Mickey Shaughnessy, Russ Tamblyn, Lee Van Cleef, Walter Reed e Harry Dean Stanton
Música: Alfred Newman e Ken Darby
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie e Robert R. Hoag

O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA
(The Man Who Shot Liberty Valance, EUA; faroeste; preto e branco)
Direção: John Ford
Elenco: John Wayne, James Stewart, Vera Miles, Lee Marvin, Edmond O'Brien, Andy Devine, Ken Murray, John Carradine, Jeanette Nolan, John Qualen, Willis Bouchey, Carleton Young, Woody Strode, Denver Pyle, Strother Martin, Lee Van Cleef, Robert F. Simon, O.Z. Whitehead, Paul Birch e Joseph Hoover
Música: Cyril J. Mockridge e Alfred Newman

1965

POR UNS DÓLARES A MAIS
(Per Qualche Dollaro in Più / For a Few Dollars More / La Muerte Tenía un Precio / Por Unos Cuantos Dólares Más / Por Unos Pocos Dólares Más, Itália; faroeste; colorido)
Direção: Sergio Leone
Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian Maria Volonté, Jose Egger, Mara Krup, Rosemarie Dexter, Klaus Kinski e Mario Brega
Música: Ennio Morricone

1966

TRÊS HOMENS EM CONFLITO
(Il Buono, il Brutto, il Cativo / The Good, the Bad and the Ugly, Itália/Espanha; faroeste; colorido)
Direção: Sergio Leone
Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Eli Wallach, Aldo Giuffré, Mario Brega, Luigi Pistilli, Rada Rassimov e Chelo Alonso
Música: Ennio Morricone
Efeitos Especiais: Eros Bacciucchi

1967

A MORTE ANDA A CAVALO
(Da Uomo a Uomo / Death Rides a Horse, Itália; faroeste; colorido)
Direção: Giulio Petroni
Elenco: Lee Van Cleef, John Phillip Law, Luigi Pistilli e Anthony M. Dawson (Antonio Margheriti)

O DIA DA IRA
(I Giorni dell'Ira / Days of Wrath / Day of Anger, Itália/Alemanha; faroeste; colorido)
Direção: Tonino Valerii
Elenco: Lee Van Cleef, Giuliano Gemma, Walter Rilla, Crista Linder, Piero Lulli e Andrea Bosic
Música: Riz Ortolani

1968

O DIA DA DESFORRA
(La Resa dei Conti / The Big Gundown / Account Rendered / El Halcón y la Presa, Itália; faroeste; colorido)
Direção: Sergio Sollima
Elenco: Lee Van Cleef, Thomas Millian e Fernando Sancho

O DIA DA LEI / JUSTICEIRO SEM LEI
(Al di lá della Leggi / Beyond the Law / Bloodsilver / The Good Die First, Itália/Mônaco; faroeste; colorido)
Direção: Giorgio Stegani
Elenco: Lee Van Cleef, Antonio Sabato, Lionel Stander, Graziella Granata, Bud Spencer, Gordon Mitchell e Ann Smyrner

COMANDOS: TROPA SUICIDA / COMANDO SULLIVAN
(Commandos / Sullivan's Marauders / Himmelfahrtskommando el Alamein / Mit Eichenlaub und Schwerten, Itália/Alemanha Ocidental; guerra; colorido)
Direção: Armando Crispino
Elenco: Lee Van Cleef, Jack Kelly, Giampiero Albertini, Marino Masé, Pierre Paulo Capponi e Duilio Del Prete

1969

SABATA, O HOMEM QUE VEIO PARA MATAR
(Sabata / Ehi, Amico... C'è Sabata, Hai Chiuso!, Itália/Espanha; faroeste; colorido)
Direção: Frank Kramer (Gianfranco Parolini)
Elenco: Lee Van Cleef, William Berger, Franco Ressel, Linda Veras, Pedro Sanchez (Ignazio Spalla), Nick Jordan e Gianni Rizzo

1970

BARQUERO
(Barquero, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Gordon Douglas
Elenco: Lee Van Cleef, Warren Oates, Forrest Tucker, Kerwin Mathews, Mariette Hartley, Armando Silvestre, Harry Lauter e Rita Conde

EL CONDOR / O CONDOR
(El Condor, EUA; faroeste; colorido)
Direção: John Guillermin
Elenco: Jim Brown, Lee Van Cleef, Patrick O'Neal, Marianna Hill, Elisha Cook Jr. e Iron Eyes Cody

1971

CAPITÃO APACHE
(Captain Apache / The Guns of April Morning, Inglaterra/Espanha; faroeste; colorido)
Direção: Alexander Singer
Elenco: Lee Van Cleef, Carroll Baker, Stuart Whitman, Percy Herbert, Hugh McDermott e Elisa Montes

SABATA, O JUSTICEIRO
(È Tornato Sabata... Hai Chiuso un' Altro Volto / The Return of Sabata, França/Itália/Alemanha Ocidental; faroeste; colorido)
Direção: Frank Kramer (Gianfranco Parolini)
Elenco: Lee Van Cleef, Raynor Scheine, Giampiero Albertini, Ignazio Spalla, Annabella Incontrera, Steffen Zacharias, Maria Pia Giancaro, Günther Stoll, Franco Fantasia, Vittorio Fanfoni, Jacqueline Alexandre, John Bartha, Gérard Boucaron, Dante Cona, Nick Jordan, Carmelo Reale, Ileana Riganò e Gianni Rizzo

1972

A QUADRILHA DA FRONTEIRA
(E Continuavano a Fregarsi il Milione di Dollari / El Hombre de Río Malo / Los Hombres Malos del Río / Les Quatres Mercenaires d'El Paso / Bad Man's River, Espanha/Itália; faroeste; colorido)
Direção: Gene Martin (Eugenio Martin)
Elenco: Lee Van Cleef, James Mason, Gina Lollobrigida, Simon Andreu e Diana Lorys

DUELO IMPLACÁVEL / O GRANDE DUELO
(Il Grande Duello / The Grand Duel / The Big Showdown / Drei Vaterunser für vier Halunken, Itália; faroeste; colorido)
Direção: Giancarlo Santi
Elenco: Lee Van Cleef, Peter O'Brien, Marc Mazza, Jess Hahn e Horst Frank

A FÚRIA DOS SETE HOMENS / SETE HOMENS E UM DESTINO 3
(The Magnificent Seven Ride!, EUA; faroeste; colorido)
Direção: George McCowan
Elenco: Lee Van Cleef, Stefanie Powers, Mariette Hartley, Michael Callan, Luke Askew, Pedro Armendariz Jr., Ed Lauter e Gary Busey
Música: Elmer Bernstein
Efeitos Especiais: Frank Brendel

1973

VALENTE COMO NINGUÉM
(Dio, Sei Proprio un Padreterno / Interpol in Allarme / Il Suo Nome Faceva Tremare / Mean Frank and Crazy Tony, Itália; policial; colorido)
Direção: Michele Lupo
Elenco: Lee Van Cleef, Tony Lo Bianco, Jean Rochefort, Jess Hahn, Victor Lobi, Edwige Fenech, Mario Erpichini, Carlo Hinterman, Adolfo Lastretti, Fausto Tozzi e Silvano Tranquilli

1974

DINHEIRO SANGRENTO / OURO SANGRENTO / OS BRAVOS DO OESTE
(Là Dove Non Batte il Sole / Blood Money / The Stranger && the Gunfighter / El Kárate, el Colt y el Impostor, Hong Kong/Itália; faroeste; colorido)
Direção: Anthony M. Dawson (Antonio Margheriti)
Elenco: Lee Van Cleef, Lo Lieh, Patty Shepard, Femi Benussi, Karen Yeh, Julian Ugarte e Erika Blanc

1975

O ASSASSINO PERFEITO
(Stacco / The Perfect Killer / The Satanic Mechanic, Itália/Espanha; policial; colorido)
Direção: Marlon Sirko (Mario Siciliano)
Elenco: Tita Barker, John Ireland, Lee Van Cleef, Richard Widmark e Robert Widmark

CAVALGADA INFERNAL / CAVALGADA ARRISCADA
(La Lunga Cavalcata / Take a Hard Ride, Itália; faroeste; colorido)
Direção: Anthony M. Dawson (Antonio Margheriti)
Elenco: Lee Van Cleef, Jim Brown, Dana Andrews, Fred Williamson, Catherine Spaak, Jim Kelly, Barry Sullivan e Harry Carey Jr.






VENDETTA / A VINGANÇA
(Kid Vengeance / Vengeance Vendetta, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Joe Manduke
Elenco: Lee Van Cleef, Jim Brown, Leif Garrett, Glynnis O'Connor, Matthew Clark e John Marley

RAPINAGEM / O GRANDE GOLPE
(Controrapina / The Squeeze / Diamond Thieves / The Heist / The Rip-Off / L'Ultimo Colpo, Itália/EUA; policial; colorido)
Direção: Anthony M. Dawson (Antonio Margheriti)
Elenco: Lee Van Cleef, Karen Black, Edward Albert, Robert Alda e Lionel Stander

1976

A ARMA DIVINA
(God's Gun / A Bullet from God, EUA/Itália; faroeste; colorido)
Direção: Frank Kramer (Gianfranco Parolini)
Elenco: Jack Palance, Lee Van Cleef, Richard Boone, Leif Garrett, Sybil Danning e Cody Palance

MEAN JOHNNY BARROWS
(Mean Johnny Barrows, EUA; policial; colorido)
Direção: Fred Williamson
Elenco: Fred Williamson, Luther Adler, R.G. Armstrong, Aaron Banks, Anthony Caruso, Elliott Gould, Mike Henry, Leon Isaac Kennedy, Roddy McDowall, Jenny Sherman, Lee Van Cleef e Stuart Whitman

1980

OCTAGON
(The Octagon, EUA; ação; colorido)
Direção: Eric Karson
Elenco: Chuck Norris, Karen Carlson, Lee Van Cleef, Art Hindle, Carol Bagdasarian e Jack Carter

1981

FUGA DE NOVA IORQUE / FUGA DE NOVA YORK
(Escape from New York, EUA; ficção-científica; colorido)
Direção: John Carpenter
Elenco: Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine, Donald Pleasence, Isaac Hayes, Adrienne Barbeau, Harry Dean Stanton e Season Hubley

1985

CODENAME: WILDGEESE
(Codename: Wildgeese / Arcobaleno Selvaggio / Geheimcode Wildganse / Wild Rainbow, Alemanha Ocidental/Itália; ação; colorido)
Direção: Anthony M. Dawson (Antonio Margheriti)
Elenco: Ernest Borgnine, Lee Van Cleef, Lewis Collins, Mimsy Farmer, Klaus Kinski, Manfred Lehmann, Thomas Danneberg, Frank Glaubrecht, Hartmut Neugebauer, Wolfgang Pampel e Luciano Pigozzi

CAÇADORES DE TESOURO
(La Leggenda del Rubino Malese / Captain Yankee / Jungle Raiders, Itália; aventura; colorido)
Direção: Anthony M. Dawson (Antonio Margheriti)
Elenco: Lee Van Cleef, Christopher Connelly e Marina Costa

1986

RESPOSTA ARMADA
(Armed Response / Jade Jungle, EUA; policial; colorido)
Direção: Fred Olen Ray
Elenco: David Carradine, Lee Van Cleef, Mako, Lois Hamilton, Ross Hagen, Brent Huff, Laurene Landon e Dick Miller

MÁQUINA ASSASSINA / CONDENADO A MATAR
(Killing Machine / Maquina de Matar / Goma-2, Espanha/México; ação; colorido)
Direção: Anthony Loma (José Antonio de la Loma)
Elenco: George Rivero (Jorge Rivero), Margaux Heminghway, Lee Van Cleef, Willie Aames, Hugo Stiglitz, Ana Obregón e Richard Jaeckel

1988

THE COMMANDER
(Der Commander / The Commander, Alemanha Ocidental/Itália; ação; colorido)
Direção: Anthony M. Dawson (Antonio Margheriti)
Elenco: Lewis Collins, Lee Van Cleef, Donald Pleasence, Manfred Lehmann, Brett Halsey, Chat Silayan, Hans Leutenegger, Christian Brückner, Frank Glaubrecht, Thomas Danneberg, Anita Lochner, Wolfgang Kühne, Paul Müller, Bobby Rhodes, John Steiner, Romano Puppo e Ilse Pagé

1989

A CORRIDA MALUCA
(Speed Zone! / Cannonball Fever, EUA/Canadá; comédia; colorido)
Direção: Jim Drake
Elenco: Peter Boyle, Donna Dixon, John Candy, Eugene Levy, Melody Anderson, Tim Matheson, Brooke Shields, Lee Van Cleef, John Schneider, Carl Lewis, Matt Frewer, Shari Belafonte, Art Hindle, Joe Flaherty, Harvey Atkin, The Smothers Brothers e Michael Spinks

1990

THIEVES OF FORTUNE
(Thieves of Fortune, EUA; aventura; colorido)
Direção: Michael McCarthy
Elenco: Craig Gardner, Michael Nouri, Russel Savadier, Lee Van Cleef, Nadia Bilchik, Tony Caprari, Nobby Clark, Michael Fisher, Kenneth Hendel, John Hussey, Charles Kinsman, Jon Maytham, Stuart Parker, Pamela Perry, Alan Pierce, Joe Ribiero, Liz Torres, Claudia Udy, Danie Voges, Shawn Weatherly e Graham Weir

1992

THE DEADLIEST ART - THE BEST OF THE MARTIAL ARTS FILMS
(The Deadliest Art - The Best of the Martial Arts Films, EUA; documentário; colorido)
Direção: Sandra Weintraub
Elenco: Bruce Lee, Jackie Chan, Cynthia Rothrock, John Saxon, Sho Kosugi, Chuck Norris, Kareem Abdul-Jabbar e Jean-Claude Van Damme

FILMES PARA A TV

1963

THE SLOWEST GUN IN THE WEST
(The Slowest Gun in the West, EUA; faroeste/comédia; colorido)
Direção: Herschel Daugherty
Elenco: Phil Silvers, Jack Benny, Bruce Cabot, Ted de Corsia, Jack Elam, Jean Willes, Parley Baer, Tom Fadden, Gina Gillespie, Jeanne Bates, Paul Lukas, Robert J. Wilke, John Dierkes, Lee Van Cleef, Kathie Browne, Marion Ross e Jack Albertson

1977

ABRIGO PARA UM HOMEM MARCADO
(Nowhere to Hide / Fatal Chase, EUA; faroeste; colorido)
Direção: Jack Starrett
Elenco: Lee Van Cleef, Tony Musante, Edward Anhalt, Charles Robinson, Lelia Goldoni e Russell Johnson

1979

THE HARD WAY
(The Hard Way, EUA; suspense; colorido)
Direção: Michael Dryhurst
Elenco: Patrick McGoohan, Lee Van Cleef, Edna O'Brien, Donal McCann, Ronan Wilmot, Kevin Flood, Joe Lynch, Derek Lord, Michael Muldoon, John Cowley, James A. Stephens, Richard McAdoo, Peter Brayham e Mesag Muruko
Música: Brian Eno

SÉRIE DE TV

O MESTRE / O MESTRE NINJA
(The Master; 20/janeiro/1984 a 31/agosto/1984; 13 episódios)
Janeiro-fevereiro 1984, NBC, sextas-feiras, às 21h
Março-agosto 1984, NBC, sextas-feiras, às 20h
Elenco: Lee Van Cleef (John Peter McAlister) e Timothy Van Patten (Max Keller)
Astros Convidados: Clu Gulager, Claude Akins, Sho Kosugi, Demi Moore, Bill McKinney, Charles Collins, Lori Lethin, Shanna Reed, Soon-Teck Oh, Crystal Bernard, Cotter Smith, Rich Brinkley, Mickey Jones, George Lazenby, David McCallum, Jennifer Runyon, Randi Brooks, Robert Hoy, Terri Treas, Art Hindle, Edward Edwards, Sandra Kronemeyer, Charles Boswell, Angela Lee, Susan Kase, Robert Pine, Mabel King, Diana Muldaur, William Smith, Stuart Whitman, Tara Buckman, George Maharis, Janine Turner, Johnny Seven, Jack Kelly, Kelly Harmon, Richard Hill, Kabir Bedi, Dick O’Neil, Anthony DeLongis, Cynthia Cypert, Doug McClure, Rebecca Holden, J.D. Cannon, Ashley Ferrare, Marc Alaimo, Mark Goddard, Kaz Garas, Cindy Harrell, Paul Tulley, Jock Mahoney, Doug Toby, Susan Woollen e Hunter Van Leer





---- Junto do grande amigo e um dos melhores diretores de filmes de todos os tempos: Clint Eastwood, numa parada nas filmagens do filme ''Três homens em conflito''.





PARTICIPAÇÕES EM OUTRAS SÉRIE DE TV

GRANDE TEATRO no episódio “Morte no Correio” (The Mailbag, sem data)

ÁGUIA BRAVA (Brave Eagle, 28/setembro/1955 a 6/junho/1956) no episódio "Shield of Honor" (11/janeiro/1956)

THE ALASKANS (4/outubro/1959 a 25/setembro/1960) no episódio "Peril at Caribou Crossing"

ALÉM DA IMAGINAÇÃO (The Twilight Zone, 2/outubro/1959 a 31/julho/1987) no episódio "The Grave" (27/outubro/1961)

THE ANDY GRIFFITH SHOW (3/outubro/1960 a 16/setembro/1968) no episódio "Banjo-Playing Deputy" (3/maio/1965)

BONANZA (Bonanza, 12/setembro/1959 a 16/janeiro/1963) no episódio "The Blood Line" (31/dezembro/1960)

CHEYENNE (Cheyenne, 20/setembro/1955 a 13/setembro/1963) nos episódios "Trouble Street" (14/maio/1962) e "One Evening in Abilene" (19/abril/1962)

COLT 45 (Colt .45, 18/outubro/1957 a 27/setembro/1960) no episódio "Dead Reckoning" (24/janeiro/1958)

COURO CRU (Rawhide, 9/janeiro/1959 a 4/janeiro/1966) no episódio "Piney" (9/outubro/1964)

CROSSROADS (7/outubro/1955 a 27/setembro/1957) no episódio "Sky Pilot of the Cumberlands"

THE DAKOTAS (7/janeiro/1963 a 9/setembro/1963) no episódio "Thunder in Pleasant Valley" (4/fevereiro/1963)

THE DEPUTY (12/setembro/1959 a 16/setembro/1961) no episódio "Palace of Chance" (21/maio/1960)

DERRINGER (Yancy Derringer, 2/outubro/1958 a 24/setembro/1959) no episódio "Outlaw at Liberty" (7/maio/1959)

DESTRY (14/fevereiro/1964 a 11/setembro/1964) no episódio "Destry Has a Little Lamb" (21/fevereiro/1964)

GUNSMOKE (Gunsmoke, 10/setembro/1955 a 1/setembro/1975) nos episódios "Old Flame" (28/maio/1960), "The Pariah" (17/abril/1965) e "My Father, My Son" (23/abril/1966)

HAWAIIAN EYE (7/outubro/1959 a 10/setembro/1963) no episódio "The Stanhope Brand" (22/fevereiro/1961)

O HOMEM DA LEI (The Lawman, 5/outubro/1958 a 2/outubro/1962) no episódio "The Return of Owny O'Reilly" (16/outubro/1960)

O HOMEM DO RIFLE (The Rifleman, 30/setembro/1958 a 1/julho/1963) nos episódios "The Deadly Wait" (24/março/1959), "The Clarence Bibs Story" (14/abril/1961) e "Death Never Rides Alone" (29/outubro/1962)

HOTEL DE PAREE (2/outubro/1959 a 23/setembro/1960) no episódio "Sundance and the Man in Room Seven" (12/fevereiro/1960)

OS INTOCÁVEIS (The Untouchables, 15/outubro/1959 a 10/setembro/1963) no episódio "The Unhired Assassin" (25/fevereiro/1960)

THE JOEY BISHOP SHOW (20/setembro/1961 a 7/setembro/1965) no episódio "Double Exposure" (7/fevereiro/1962)

LARAMIE (Laramie, 15/setembro/1959 a 17/setembro/1963) no episódio ".45 Calibre" (15/novembro/1960)

LAREDO (Laredo, 16/setembro/1965 a 1/setembro/1967) no episódio "Quarter Past Eleven" (24/março/1966)

OS MAGNÍFICOS McCOYS (The Real McCoys, 3/outubro/1957 a 22/setembro/1963) no episódio "Grandpa Fights the Air Force" (26/novembro/1959)

MAVERICK (Maverick, 22/setembro/1957 a 8/julho/1962) no episódio "Red Dog" (5/março/1961)

THE MAN BEHIND THE BADGE (11/outubro/1953 a 3/outubro/1954) no episódio "The Case of the Desperate Moment" (25/junho/1955)

MR. LUCKY (Mr. Lucky, 24/outubro/1959 a 3/setembro/1960) no episódio "Dangerous Lady" (11/junho/1960)

O PALADINO DO OESTE (Have Gun Will Travel, 14/setembro/1957 a 21/setembro/1963) nos episódios "The Treasure" (29/dezembro/1962) e "Face of a Shadow" (20/abril/1963)

PROCURADO: VIVO OU MORTO (Wanted: Dead or Alive, 6/setembro/1958 a 29/março/1961) no episódio "The Empty Cell" (17/outubro/1959)

RICHARD DIAMOND, PRIVATE DETECTIVE (1/julho/1957 a 6/setembro/1960) no episódio "Rodeo" (20/fevereiro/1958)

RIPCORD (Ripcord, setembro/1961-1963) no episódio "The Money Mine" (3/janeiro/1963)

SCHLITZ PLAYHOUSE OF STARS (5/outubro/1951 a 27/março/1959) nos episódios "Four Things He'd Do" (5/fevereiro/1954) e "The Blue Hotel" (12/abril/1957)

77 SUNSET STRIP (77 Sunset Strip, 10/outubro/1958 a 9/setembro/1964) no episódio "The Attic" (16/setembro/1960)

TOMBSTONE TERRITORY (16/outubro/1957 a 9/outubro/1959) no episódio "The Hostage"

TRACKDOWN (4/outubro/1957 a 23/setembro/1959) no episódio "The Town" (13/dezembro/1957)

WELLS FARGO (Tales of Wells Fargo, 18/março/1957 a 8/setembro/1962) no episódio "Alder Gulch" (8/abril/1957)

WIRE SERVICE (4/outubro/1956 a 13/setembro/1959) no episódio "The Night of August 7th" (1/novembro/1956)